Início Araraquara Ginástica da melhor idade da Fundesport comemora experiência na Holanda

Ginástica da melhor idade da Fundesport comemora experiência na Holanda

Equipe apresentou a alegria e a cultura de Araraquara e do Brasil na 17ª edição da World Gymnaestrada

A equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundesport comemora sua participação na 17ª edição da World Gymnaestrada, que foi realizada durante a última semana em Amsterdã, na Holanda. Essa foi a 9ª vez que a equipe representou Araraquara e o Brasil nesse evento que acontece a cada quatro anos. O evento equivale ao mundial da categoria “Ginástica para todos”, modalidade que une as ginásticas artística, rítmica e acrobática, além de manifestações como a dança. A edição de 2023 contou com aproximadamente 20 mil atletas de mais de 56 países.

Henrique Sanioto, professor responsável pela equipe, comemorou a atuação do grupo. “A participação da equipe foi espetacular e emocionante. Fomos a maior equipe da delegação brasileira e a maior equipe da melhor idade da história da ‘Ginástica para todos’ do Brasil. O nosso grupo fez um trabalho fantástico de integração com os outros países e o nível técnico também foi destaque por se tratar de uma equipe da melhor idade, e essa evolução técnica foi muito bem desenvolvida. É emocionante e talvez faltem palavras para podermos expressar o quanto é bonito ver nos olhos dessas senhoras, atletas, os sentimentos de muita satisfação e alegria, no coração e na alma, a imensidão dessa possibilidade de poder representar Araraquara e também o país em um evento tão grandioso como esse, que é o maior evento do mundo”, comentou.

Para o professor, a participação coroa um trabalho que conquista uma excelência técnica cada vez maior. “Já estamos em um nível muito expressivo dentro da modalidade da ‘Ginástica para todos’ e nossa equipe está classificada para participar do Mundial Competitivo que acontecerá em 2025 em Lisboa, Portugal. Essa projeção e possibilidade de realizar sonhos são exemplos muito bons que potencializam essa nova juventude da melhor idade e isso é espetacular”, acrescentou Henrique.

Emoção dos alunos

Vera Lapena, professora de educação física aposentada, é integrante da equipe e relatou sua emoção no evento. “Nós tivemos uma participação incrível este ano na Gymnaestrada Mundial. É um espetáculo maravilhoso. Em toda a minha vida, eu sempre desejei participar dessas atividades que promovem a integração das pessoas, das atividades físicas, do esporte. É através do esporte que conseguimos fazer o nosso corpo funcionar de uma maneira incrível, com satisfação e eliminando dores e sofrimentos. Nosso corpo responde a tudo isso”, salientou.

Vera fez ainda um resumo sobre o que o evento significa para ela. “A Gymnaestrada é vida, é movimento, é a música em movimento.  É a resposta do nosso corpo ao som, à música. E temos aqui o Henrique, que tem a capacidade de transformar e unir tudo isso. São anos e anos praticando e participando das aulas dele e ele vai acrescentando a cada dia, a cada prática, algo mais, e o nosso corpo vai respondendo. Essa somatória transforma a nossa realidade física. Ele consegue tirar de nós o melhor, fazendo com que a gente consiga falar melhor, andar melhor e ter uma participação em todas as atividades de uma maneira grandiosa”, acrescentou.

A aposentada Marcia Veronez Barboza Novaes também valorizou a importância do esporte em sua vida. “Hoje sou terapeuta holística e como qualquer ser humano tive fases boas e não tão boas na minha história de vida. Há dez meses conheci a ginástica artística da melhor idade da Fundesport de Araraquara, do professor Henrique Sanioto, que já havia me convidado há uns oito anos, mas eu protelei e só no ano passado, saindo de uma depressão, aceitei. A minha endocrinologista recomendava atividade física, pois eu estava pré-diabética. O que eu não imaginava é que além de me curar da pré-diabetes, faria parte, em tão pouco tempo, da história do esporte mundial e viveria uma das melhores experiências da minha vida”, relatou.

Rita Maria Fragna de Carvalho também comemora o sucesso da equipe. “É difícil falar ou descrever os dias que vivenciei nessa viagem para a Gymnaestrada em Amsterdã. Serão lembranças e experiências que jamais serão apagadas da minha memória. Conhecer novas pessoas de diferentes línguas e nações, desfrutar de novos conhecimentos e culturas torna inesquecível esse momento vivido. E o mais emocionante ainda é que por onde nós passávamos éramos aplaudidos e reconhecidos. Nós, brasileiros, fizemos a diferença, levando tanta alegria, que era tão contagiante entre milhares de pessoas. Nossa viagem deixará saudade, mas permanecerá viva na minha memória enquanto eu existir. Eu nunca pensei que, nessa idade, iria participar de um encontro tão grandioso e tão edificante em minha vida”, ressaltou.

A equipe

Com 50 integrantes, a maioria com mais de 60 anos de idade, a equipe araraquarense estreou no domingo (30), quando participou de um desfile com outras equipes brasileiras para uma apresentação no Estádio Olímpico de Amsterdã. Na segunda-feira (31), foi realizada a Noite Brasileira, onde todas as equipes do Brasil se juntaram em um único grupo. Na terça-feira (1º), a equipe araraquarense estreou nas apresentações com os outros países. A programação teve sequência até sábado, dia 5, com diversas atividades.
O projeto da ginástica artística da melhor idade, vinculado à Prefeitura de Araraquara por meio da Fundesport, é totalmente gratuito e acontece de segunda e quarta-feira, com aulas das 8 às 9 horas, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. A inscrição pode ser feita no próprio local da aula, no Pavilhão “Dr. Weenis Dias Macieira”. No momento, a ginástica artística da terceira idade da Prefeitura conta com mais de 200 alunos.

Redação

Sair da versão mobile