Início Araraquara Jardim das Hortênsias recebe ação conjunta contra descarte irregular

Jardim das Hortênsias recebe ação conjunta contra descarte irregular

Mais uma operação da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), as equipes de Controle de Vetores, a Guarda Municipal, os Agentes de Trânsito e a Polícia Militar, foi realizada nessa quinta-feira (14), no Jardim das Hortênsias, na Rua Synésio Wyss Barreto.

Cerca de 270 pessoas que passavam pelo local foram orientadas sobre os cuidados necessários para combater a dengue e também sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e os riscos que ele pode trazer para sociedade.

A operação, que vem sendo realizada desde o ano passado, integra o Plano de Combate à Dengue 2020, lançado no último sábado (9), com uma série de ações estratégicas, pactuadas e coordenadas intersetorialmente para o enfrentamento das arboviroses (dengue, febre chikungunya, infecção pelo zika vírus e febre amarela) e acompanhamento dos índices de infestação do Aedes aegypti.

Com o slogan “Todos juntos, todo dia, contra a dengue”, o plano envolve diversas ações do poder público, apoio dos grupos de comunicação de Araraquara e a colaboração da sociedade civil. Entre ações está previsto a distribuição de calendários de ações mensais, semanais e diárias, com tarefas necessárias para o combate à dengue. Durante a operação dessa quinta-feira, foram distribuídos 270 calendários para população abordada.

O coordenador da Guarda Civil Municipal, tenente da reserva Eudes Silva, ressalta que o objetivo é orientar toda a população. “Estamos parando veículos comuns, de familiares, coletivos e orientado o que deve ser feito em relação ao descarte de resíduos sólidos, quais os cuidados necessários na rotina de combate à dengue e também como fazer denúncias”, detalha, acrescentando que as áreas degradadas pelo descarte irregular tornam-se potenciais criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e abrigo de animais peçonhentos.

Durante a operação os proprietários de veículos com carretas, caçambas, furgões e baú são orientados sobre a legislação e os locais adequados para o descarte. Ao todo, 135 veículos foram vistoriados, entre motocicletas, utilitários, reboques (carretinhas), caminhões, sendo 6 coletivos. Houve distribuição de 300 panfletos de orientação ambiental do Daae e de 540 panfletos de orientação de transmissão de vetores. A operação resultou ainda em 5 infrações municipais de trânsito.

Redação

Sair da versão mobile