Início Araraquara Ministério Público pede absolvição de Marcelo Barbieri em ação da Gota de...

Ministério Público pede absolvição de Marcelo Barbieri em ação da Gota de Leite

Processo, que teve início em 2012, trata da contratação de OS para a administração da maternidade que havia sido reinaugurada

Por José Augusto Chrispim

A ação Civil iniciada no ano de 2012, quando a Maternidade Gota de Leite foi reinaugurada pelo então prefeito Marcelo Barbieri (MDB), que trata da contratação de profissionais para a unidade de saúde através de OSs, que teriam sido apontadas como irregulares pelo Ministério Público, teve um desfecho positivo para o ex-prefeito. Como réus, além de Marcelo Barbieri, foram arrolados o superintendente Dr. Anuar Lauar e o diretor Dr. Carlos Fernando.

A ação civil proposta pelo Ministério Público pedia a condenação dos envolvidos por contratar, em 2012, uma Organização Social (OS) sem licitação para administrar a Maternidade Gota de Leite.

Na época, o ex-prefeito afirmou que o objetivo era garantir a reabertura do hospital e assim reduzir a alta taxa de mortalidade infantil na cidade.

Absolvição

Agora, o Ministério Público pede a absolvição de todos os envolvidos no caso, pois não houve a comprovação de prejuízo ao erário público e, tão pouco, enriquecimento ilícito dos réus. “A nova Lei de Improbidade Administrativa prevê que, para haver a improbidade, precisa haver dolo. A Polícia Federal investigou, a Polícia Civil investigou, o Ministério Público investigou e chegou-se à conclusão que não houve prejuízo ao erário público. Por isso, o próprio MP reconheceu que não houve dolo e pediu a nossa absolvição”, destacou a defesa do ex-prefeito Marcelo Barbieri à reportagem.

Conclusão

A manifestação do Ministério Público pede a absolvição dos réus. “Manifesta-se esta Procuradoria de Justiça pela reforma do v. acórdão hostilizado, para o fim de se julgar improcedente a demanda com relação a todos os réus”, diz o texto.

Redação

Sair da versão mobile