Início Araraquara No Governo Edinho, Araraquara recebeu Selo Prata do MS pelas estratégias para...

No Governo Edinho, Araraquara recebeu Selo Prata do MS pelas estratégias para reduzir transmissão vertical do HIV

Em suas redes sociais, ex-prefeito destacou ações de prevenção, testagem e combate ao preconceito no Dia Mundial de Luta contra as ISTs/Aids

No Dia Mundial de Luta contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) /Aids, lembrado em 1º de dezembro, o ex-prefeito Edinho, presidente nacional do PT, usou as redes sociais para relembrar as ações do seu governo no acesso à testagem e informações sobre o tema, bem como as estratégias eficazes de prevenção e eliminação da transmissão vertical do HIV (de mãe para filho) que resultaram em reconhecimento à cidade.

Em novembro de 2024, Araraquara recebeu o “Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV”, uma certificação concedida pelo Ministério da Saúde a municípios que implementam estratégias eficazes para reduzir a transmissão do HIV de mãe para filho, durante a gestação, parto e ou puerpério. 

O reconhecimento foi para todas as instâncias da saúde, incluindo a Atenção Básica, maternidade, Vigilância Epidemiológica e as ações do Programa Municipal de IST/AIDS/CTA e Serviço Especial de Saúde (Sesa), órgão ligado à USP.

A certificação conquistada pelo município de Araraquara à época levou em conta a avaliação de indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde, entre eles a taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV devido à transmissão vertical, a taxa de transmissão vertical do HIV na rede pública e privada, a cobertura mínima de 4 consultas de pré-natal, a cobertura de gestantes com pelo menos um teste rápido e de laboratório para HIV no pré-natal e a cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV).

Também foram analisadas ações das atividades que contribuem para a quebra da cadeia de transmissão do HIV, como o acesso das populações vulneráveis à testagem rápida para o HIV, a capacitação de profissionais para realização dos testes rápidos, a prescrição da Profilaxia Pré-Exposição (PreP) e a prescrição da profilaxia pós exposição (PEP).

“Neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, reforçamos que governar é cuidar das pessoas. Em Araraquara, construímos um legado sólido: fomos pioneiros na região ao oferecer a PrEP, atendendo a uma demanda da nossa combativa vereadora Filipa Brunelli, e lançamos o projeto “Close na Prevenção”. Também criamos, ainda no nosso primeiro governo, em 2001, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e o levamos para praças e bairros, garantindo teste e acolhimento onde o povo está. Todo esse esforço nos garantiu em 2024 o Selo Prata de Boas Práticas do Ministério da Saúde, rumo à eliminação da transmissão vertical do HIV (de mãe para filho) na nossa cidade, provando que nossa gestão cumpre metas rigorosas de prevenção”, destacou em suas redes sociais.

“Agradeço imensamente à nossa equipe de Araraquara, liderada por Eliana Honain, aos movimentos sociais RNP+Sol, Gaspa e à equipe do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), órgão ligado à USP”.

Edinho ainda usou o espaço para destacar as ações em nível nacional na área. “No governo Lula, a transmissão vertical do HIV caiu para menos de 2% e o Ministério da Saúde garantiu R$ 561 milhões para pesquisas em 2025, cinco vezes mais do que no governo anterior. A ciência voltou a ser respeitada com a ex-ministra Nísia Trindade e segue forte com o ministro Alexandre Padilha levando essa pauta ao mundo”.

“Com gestões do PT é assim: acolhimento, prevenção e tolerância zero com o preconceito. O Brasil voltou a ser referência mundial no combate ao HIV e na defesa da vida. A luta continua!”, finalizou. 

Sair da versão mobile