No Dia Mundial de Luta contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) /Aids, lembrado em 1º de dezembro, o ex-prefeito Edinho, presidente nacional do PT, usou as redes sociais para relembrar as ações do seu governo no acesso à testagem e informações sobre o tema, bem como as estratégias eficazes de prevenção e eliminação da transmissão vertical do HIV (de mãe para filho) que resultaram em reconhecimento à cidade.
Em novembro de 2024, Araraquara recebeu o “Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV”, uma certificação concedida pelo Ministério da Saúde a municípios que implementam estratégias eficazes para reduzir a transmissão do HIV de mãe para filho, durante a gestação, parto e ou puerpério.
O reconhecimento foi para todas as instâncias da saúde, incluindo a Atenção Básica, maternidade, Vigilância Epidemiológica e as ações do Programa Municipal de IST/AIDS/CTA e Serviço Especial de Saúde (Sesa), órgão ligado à USP.
A certificação conquistada pelo município de Araraquara à época levou em conta a avaliação de indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde, entre eles a taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV devido à transmissão vertical, a taxa de transmissão vertical do HIV na rede pública e privada, a cobertura mínima de 4 consultas de pré-natal, a cobertura de gestantes com pelo menos um teste rápido e de laboratório para HIV no pré-natal e a cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV).
Também foram analisadas ações das atividades que contribuem para a quebra da cadeia de transmissão do HIV, como o acesso das populações vulneráveis à testagem rápida para o HIV, a capacitação de profissionais para realização dos testes rápidos, a prescrição da Profilaxia Pré-Exposição (PreP) e a prescrição da profilaxia pós exposição (PEP).
“Neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, reforçamos que governar é cuidar das pessoas. Em Araraquara, construímos um legado sólido: fomos pioneiros na região ao oferecer a PrEP, atendendo a uma demanda da nossa combativa vereadora Filipa Brunelli, e lançamos o projeto “Close na Prevenção”. Também criamos, ainda no nosso primeiro governo, em 2001, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e o levamos para praças e bairros, garantindo teste e acolhimento onde o povo está. Todo esse esforço nos garantiu em 2024 o Selo Prata de Boas Práticas do Ministério da Saúde, rumo à eliminação da transmissão vertical do HIV (de mãe para filho) na nossa cidade, provando que nossa gestão cumpre metas rigorosas de prevenção”, destacou em suas redes sociais.
“Agradeço imensamente à nossa equipe de Araraquara, liderada por Eliana Honain, aos movimentos sociais RNP+Sol, Gaspa e à equipe do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), órgão ligado à USP”.
Edinho ainda usou o espaço para destacar as ações em nível nacional na área. “No governo Lula, a transmissão vertical do HIV caiu para menos de 2% e o Ministério da Saúde garantiu R$ 561 milhões para pesquisas em 2025, cinco vezes mais do que no governo anterior. A ciência voltou a ser respeitada com a ex-ministra Nísia Trindade e segue forte com o ministro Alexandre Padilha levando essa pauta ao mundo”.
“Com gestões do PT é assim: acolhimento, prevenção e tolerância zero com o preconceito. O Brasil voltou a ser referência mundial no combate ao HIV e na defesa da vida. A luta continua!”, finalizou.

































