Início Araraquara Novembro Negro promove roda de conversa com Tita Pipoca

Novembro Negro promove roda de conversa com Tita Pipoca

Fundadora do projeto "Rescue Dreams", na Guiné-Bissau, participa de atividade nesta quinta (17)

Programação desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra e promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais, o Novembro Negro tem sequência nesta quinta-feira (17), às 14h30, no Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, que recebe a roda de conversa “Mulheres negras aproximando continentes e feminismos”, com a guineense Tita Pipoca.

Telma Seidi nasceu na Guiné-Bissau e ainda criança emigrou para Portugal. Mulher de personalidade forte e determinada, se formou na Inglaterra. Seu nome artístico (Tita Pipoca) faz juz à sua personalidade. Empreendedora, em 2011 decidiu retornar ao seu país natal através de projeto social no qual é mentora, cujo o nome é “Um lápis, um caderno, uma educação”, que tem como como objetivo incentivar crianças e jovens desfavorecidos, órfãos e sem oportunidades da Guiné-Bissau a buscarem seus sonhos por meio da educação.

Já em 2016 iniciou o seu primeiro negócio online em vários segmentos, destacando-se no programa “Liderança Feminina”, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento profissional das mulheres com protagonismo e destaque a partir dos desafios que elas enfrentam. Em uma ação que aprimorou sua liderança em posições estratégicas relevantes nos mais diferentes setores e organizações, o programa foi desenvolvido para combinar competências técnicas, comportamentais e acompanhamento personalizado, apoiado na construção de uma trajetória de superação e ultrapassando barreiras que retardam e bloqueiam o acesso das mulheres a cargos de alta liderança. O programa terá em breve uma plataforma de palestra para ter um maior alcance da comunidade africana.

A programação do “Novembro Negro” foi aberta na última semana com a instalação do banner com a frase “É preciso ser antirracista!” no Paço Municipal e a inauguração da Escada Antirracista na Câmara, além da exposição “A percepção das Invisíveis” e a audiência pública “Araraquara é Antirracista?”, também na Câmara.

A agenda contou ainda com um ato em comemoração ao Dia da Umbanda e também envolve a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e Dr. Laphaeytthi Alves, visita ao casarão do Assentamento Bela Vista com historiadores, Encontro de Batuqueiros, Marcha da Consciência Negra, encontro de samba-rock com DJs de Araraquara, FeirAfro, roda de conversa sobre capoeira, show com Renato da Rocinha e workshop “Formação de Líderes Negros Importam”.

A festa de encerramento da programação acontece no dia 3 de dezembro no Daae, com a apresentação “Aplauso a todos os Sambas – Luzes do Natal”, porém nos dias 7 e 8 de dezembro será realizada a Oficina de Esculturas Afros de Jornal, que concluirá a agenda. Confira abaixo a programação com os próximos eventos:

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO

17 de novembro
19h – Prêmio Zumbi dos Palmares entregue à Cleuza Sueli Bueno da Silva e Prêmio Dr. Laphaetty Alves.

19 de novembro
9h – Visita ao casarão da Bela Vista com historiadores – Almoço comunitário
22h – Encontro de Batuqueiros – Especial Dia da Consciência Negra. Local: ASCAR
Por Adesão – Promoter – André (11) 95070 9993

20 de novembro
13h30 – 16ª Marcha da Consciência Negra / Dia Internacional da Memória Trans / Marcha do Orgulho Crespo /Ato pelo fim da violência contra as mulheres negras
Concentração: Praça da Matriz – Destino: Estação Ferroviária
Reunião das escolas de samba, Terreiros, Maracatu
(FeirAfro, gastronomia, apresentações artísticas e culturais, encontro de DJ’s, samba, show de samba rock)
14h30 – Encontro de Samba-Rock com a participação de Djs de Araraquara, Dj Gugu Reis e Dj Alex Black de São Paulo e show especial com Tibless e Banda.
Haverá Master Class para profissionais da área cultural com com Léo Cordeiro e Van Oliveira e uma aula aberta com Léo Cordeiro.

23 de novembro
Roda de Conversa sobre a história da Capoeira – Local: Centro de Referência Afro

24 de novembro
18h30 – Roda de conversa: “Negritudes e LGBTQIA+” Resistência e Resiliência.
Local: Centro de Referência LGBTQIA+

26 de novembro
22h – Show com Renato da Rocinha – Local: ASCAR
Por adesão. Promoter Cristiano Produções – (16) 99703-0560

29 de novembro
18h30 – Workshop “Formação de Líderes Negros Importam” – Local:  Auditório da OAB
Parceria com a Comissão de Combate à Discriminação da OAB e a Empresa YPY Soluções

3 de dezembro
Encerramento da Programação – Aplauso à todos os Sambas – Luzes do Natal
Local: DAAE

Dias 7 e 8 de dezembro
14h – Oficina de Esculturas Afros de Jornal, com vestimentas e acessórios, com a Professora e arte educadora Fátima Barbosa
Local: Quilombo Rosa

Redação

Sair da versão mobile