Início Araraquara Obras contra enchentes na Via Expressa devem ser feitas em quatro etapas 

Obras contra enchentes na Via Expressa devem ser feitas em quatro etapas 

Ações contra alagamentos em Araraquara integram um convênio de R$ 143 milhões assinado com o Governo Federal

As obras contra enchentes que serão executadas na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, deverão ser executadas em quatro etapas, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. A informação foi enviada em resposta a requerimento do vereador João Clemente (PSDB). 

No documento, o parlamentar pede as localizações que receberão as obras de drenagem; o cronograma dos serviços; qual será o impacto no trânsito de pedestres, veículos, transporte público e transporte de mercadorias; qual o plano de ação para que as obras ocorram em harmonia com a mobilidade urbana; e qual o tamanho aproximado das aberturas que serão realizadas no asfalto. 

A Prefeitura explicou que as intervenções serão feitas entre o cruzamento com a Alameda Rogério Pinto Ferraz (entrada da Rumo Logística) e a confluência com a Rodovia Washington Luís (SP-310) — extensão de aproximadamente 4 km. O cronograma deve ser definido com a conclusão dos projetos a serem aprovados pela Caixa Econômica Federal. 

Além da Via Expressa, por onde passa o Córrego da Servidão, também estão previstas obras em outros pontos da cidade, o que inclui as bacias do Ribeirão do Ouro, do Córrego Capão do Paiva e de seus afluentes. Esses projetos estão em fase de conclusão. O serviço contempla obras lineares de canalização, a substituição de emissários de esgoto e a implantação de quatro lagoas de detenção. 

A execução de todas as obras será organizada em até sete lotes diferentes: obras lineares, lagoa 1, lagoa 2, lagoa 3, lagoa 4, recuperação ambiental, projeto de trabalho social e avaliação de resultados. 

Essas ações contra alagamentos em Araraquara integram um convênio de R$ 143 milhões assinado com o Governo Federal, o que inclui repasse de R$ 141.570.000 e contrapartida da Prefeitura (aprovada pela Câmara Municipal) no valor de R$ 1.430.000. 

Redação

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