Pesquisa do instituto Datafolha publicada nesta segunda-feira (27) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” mostra os seguintes percentuais de apoio e reprovação da população a uma eventual abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
O Datafolha questionou: “Opinião sobre Congresso abrir ou não processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro”.
- “Não deveria”: 48%
- “Sim, deveria”: 45%
- Não sabe: 6%
Segundo a “Folha”, o instituto ouviu 1.503 pessoas por telefone, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Pedidos de impeachment de Bolsonaro foram anunciados na semana passada por políticos e entidades da sociedade civil após Sergio Moro ter anunciado demissão do cargo de ministro da Justiça.
No anúncio, Moro disse que Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal e que a exoneração do diretor-geral da PF, Mauricio Valeixo, publicada como “a pedido” no “Diário Oficial da União” e assinada por Moro e Bolsonaro, não teve a assinatura dele – Moro – nem foi a pedido de Valeixo.
Posteriormente, um novo decreto de exoneração de Valeixo foi publicado sem a assinatura de Moro. O “Diário Oficial” informou que houve “incorreção” na primeira publicação.
No mesmo dia em que Moro anunciou a saída do governo, Bolsonaro fez um pronunciamento no Palácio do Planalto no qual afirmou que as acusações do ex-ministro eram infundadas.
Outros dados
A “Folha de S.Paulo” também publicou os seguintes dados da pesquisa Datafolha:
“Opinião sobre renúncia de Jair Bolsonaro”
- “Não deveria renunciar”: 50%
- “Deveria renunciar”: 46%
- “Não sabe”: 5%
“Avaliação do desempenho de Bolsonaro em relação ao surto de coronavírus”
- “Ótimo/bom”: 27%
- “Regular”: 25%
- “Ruim/péssimo”: 45%
- “Não sabe”: 3%
“Avaliação do governo de Bolsonaro”
- “Ótimo/bom”: 33%
- “Regular”: 26%
- “Ruim/péssimo”: 38%
- “Não sabe”: 3%