As Oficinas Culturais Municipais, agora no formato digital, estão com uma programação diversificada para toda a família: das crianças aos mais idosos, com atividades que buscam contemplam a todos. Realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, as Oficinas podem ser conferidas por meio do canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube, com link disponibilizado na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara). As aulas têm início às 15 horas.
Nesta sexta-feira (dia 09), haverá a oficina de “Iniciação ao Violão”, com o professor Anderson Senapeschi “Alemão”. Depois, na próxima semana, serão realizadas as oficinas: Percussão, com Beto Oliveira (dia 12); Percussão para iniciantes, com Julio Lima (dia 14) e Contação de Histórias da Terceira Idade com Marcela Barbosa (dia 16).
O educador Anderson Senapeschi “Alemão” apresenta sua videoaula para “Iniciação ao Violão” através da escrita musical, abordando a leitura de partituras. Para tanto, juntamente com o educador Luiz serão exemplificados os exercícios no violão. Também serão passados alguns tópicos como: a nomenclatura das partes que compõe o violão, explicação sobre pauta ou pentagrama musical, clave, compasso, tempo, postura de sentar, como segurar o violão, digitação de mão direita. Ainda, no desenvolvimento da aula “Alemão” vai explicar o nome das cordas soltas do instrumento e criar um exercício usando as três primeiras cordas do violão dispostas no pentagrama musical.
Na próxima semana, o professor Beto Oliveira, na oficina de Percussão do dia 12, destaca: “Instrumentos alternativos na rítmica brasileira” e “Introdução ao samba e seus instrumentos”. Na primeira parte, Beto apresenta opções de materiais recicláveis e alternativos para a substituição de instrumentos, como: pandeiro, ganzá, tamborim, agogô – entre muitos outros da cultura percussiva brasileira. Depois, na introdução ao samba, irá trabalhar com instrumentos de mão – como os já citados – construindo as primeiras grades rítmicas.
No dia 14 é a vez da oficina Percussão para iniciantes, com Julio Lima. De acordo com o professor, a ideia desta live é apresentar a música de maneira bem simples, buscando uma forma descontraída para conhecer figuras rítmicas. Julio lembra que com o conhecimento simples, do pandeiro, por exemplo, já é possível realizar uma levada de Samba. Também, o professor irá aplicar uma simples dinâmica de voz e movimento para mostrar como é possível utliizar o corpo e a música.
Por fim, no dia 16, a professora Marcela Barbosa realiza uma contação de histórias, com conteúdo apresentado nas oficinas de contação de histórias da terceira idade: são os “Contos de Malasartes”, com as histórias “A Sopa de Pedras” e “O Pássaro Lapão” – ambas com enredo caipira, permeadas de presepadas do universo popular, já conhecidas pelos alunos da professora Marcela. A história “A Sopa de Pedras” fala sobre o dia em que Pedro Malasartes pregou uma peça numa senhora sovina, enquanto “O Pássaro Lapão” conta sobre o dia em que Malasartes quis vingar as cabras de sua vizinha, fingindo ter pego debaixo do chapéu o pássaro Lapão, o pássaro mais caro do mundo.
O programa Oficinas Culturais, desde o final de agosto, vem sendo realizado em plataforma digital, apresentando toda semana uma ou mais linguagens artísticas, em programas curtos com o tempo máximo de 20 minutos. As Oficinas são apresentadas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 15 horas. Com atividades de fácil acesso, podem ser realizadas com o material que geralmente se tem em casa.
É importante lembrar que as oficinas são destinadas a iniciantes e também a quem já tem habilidade e são atividades que criam oportunidades para a família se reunir em busca de entretenimento por meio da arte. São variadas linguagens, como: artesanato, teatro, dança, música, artes plásticas, poesia – entre outras. Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO:
Oficinas Culturais Municipais
Local: canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial), com link disponibilizado na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara)
Horário: 15 horas
Programação:
09/10 (sexta): “Iniciação ao Violão”, com Anderson Senapeschi “Alemão”
12/10 (segunda): Percussão, com Beto Oliveira (dia 12)
14/10 (quarta): Percussão para iniciantes, com Julio Lima
16/10 (sexta): Contação de Histórias da Terceira Idade com Marcela Barbosa
Programação gratuita