domingo, 24, novembro, 2024

Pesquisa mostra empresários menos confiantes no comércio

Mais lido

O índice IFECAP, que mede mensalmente a confiança dos empresários do Estado de SP nos negócios, marcou 129,14 pontos em janeiro, 0,9% a menos que dezembro de 2019 e 2,7% a menos em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda na confiança se deve a ajustes de expectativas acontecidos ao longo de 2019.

Segundo o mestre em Ciência Econômica pela UNICAMP, professor da FECAP e coordenador da pesquisa Erivaldo Vieira, a persistente incerteza política dificulta a confiança, mesmo com resultados positivos da economia como emprego, crédito e inflação. “O índice de janeiro mostra que os resultados positivos das vendas nos últimos meses de 2019 foram insuficientes para trazer de volta de forma robusta a confiança dos comerciários”, avalia.

A percepção atual dos comerciantes teve aumento. O Índice Momento Atual dos Negócios (respostas dos empresários sobre encomendas atuais, evolução das vendas no período atual e avaliação da situação geral dos negócios) foi de 115,36 pontos, 5,4% maior na comparação com dezembro de 2019. Mesmo assim, o índice está muito próximo do estado de neutralidade e 2,7% abaixo do valor registrado em janeiro de 2019. Por outro lado, a decomposição do indicador sinaliza melhora em todos os índices, na comparação com mês anterior: crescimento de 5,9% no Momento Atual das Vendas; 2,9% no Momento Atual das Encomendas e 7,3% no Momento Atual da Situação dos Negócios.

Quando perguntados sobre o futuro, a pesquisa mostra existência de expectativas positivas dos empresários quanto ao rumo da economia, com reflexo nas vendas e encomendas. O “Índice Futuro” (expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de três meses) de janeiro é de 149,81 pontos, mas com queda de 7,2% na comparação com dezembro de 2019, e abaixo do verificado no início do ano de 2019, cujo índice foi de 154,13 pontos.

ÍNDICE IFECAP

O IFECAP, Índice FECAP de Expectativa nos Negócios, é realizado há mais de 12 anos e consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. A coleta de dados avalia mensalmente a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses. A pesquisa é realizada sempre na semana do dia 15 do mês corrente, captando a percepção do empresário em relação às micro, pequenas, médias e grandes empresas.

O IFECAP divide-se em três indicadores:
• Índice Momento Atual: corresponde às respostas dos empresários sobre suas encomendas atuais a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias