Ariane Padovani
Foi lançada na última segunda-feira (8) a Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim das Hortências, instituição beneficente que conta com mais de 30 voluntários para levar ações sociais às famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro.
O lançamento contou com a apresentação da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga da EMEF Prof. Henrique Scabello e o Grupo de Dança FJU (Força Jovem Universal), além da presença do prefeito Edinho Silva (PT), da deputada estadual Márcia Lia (PT), do vereador Toninho do Mel (PT) e Rafael Toloi, representando o vereador Pastor Raimundo Bezerra.
De acordo com Emanoel Sponton, atual presidente da sociedade, ela foi fundada em março de 1996, mas ficou inativa por alguns anos. Em 28 de maio de 2018, o morador do bairro, George Washington, de 70 anos, reativou a instituição com a ajuda da população. George, presidente na época, acabou falecendo e Emanoel assumiu a liderança da organização. “No dia 8 fizemos o lançamento da associação e chamamos toda a população e convidados também pessoas de fora para mostrar as ações sociais que fazemos, além de mostrar que o bairro não tem só essa parte trágica que vem acontecendo, mas também tem as partes boas. O lema do fundador era ‘Todos por um bairro melhor’. Isso era um sonho dele, a gente continuou esse sonho através de projetos sociais e distribuição de alimentos. Nós temos um cadastro pelo qual acompanhamos mais de 100 famílias necessitadas que ajudamos com alimentos”, contou Emanoel.
Comida Comunitária
Ainda segundo o presidente, todas as terças-feiras, acontece na Área de Lazer do Chapolim, espaço cedido pelo pai de Emanoel, já que a Sociedade ainda não tem uma sede própria, a ‘Comida Comunitária’, onde são distribuídos marmitex para as famílias cadastradas. “A Prefeitura nos dá os legumes através do Banco de Alimentos do Município, que são utilizados na preparação da comida e o que sobra fazemos pacotes e distribuímos para as pessoas. Também recebemos doações de supermercados e varejões da região. Um dia só não vai matar a fome, mas o intuito é fazer um jantar comunitário um pouco diferente, já que no marmitex tem arroz, feijão, legumes e verduras, e tem famílias lá que só têm arroz e farinha em casa. É uma forma de as pessoas terem algo diferente”, explicou Emanoel.
Projeto Esportivo
A sociedade também reativou o projeto ‘Bom de Bola, Bom de Nota’ para as crianças do bairro que sonham em jogar futebol. “O Professor Gil é quem tocava o projeto, mas como ele trabalha o dia inteiro e não tinha disponibilidade de horário, as aulas iam acabar, mas as crianças choravam, pois elas têm o sonho de serem jogadoras de futebol. Então pegamos esse projeto e o incorporamos dentro da associação”, esclareceu Emanoel, ressaltando que as crianças só podem participar se tiverem notas boas na escola. “Semana passada, em parceria com a Escola de Futebol Aliança, as crianças foram fazer teste em um clube. Duas passaram para a próxima etapa. Mas para poderem ir, o Gil vai até a escola pegar os boletins delas. Então, bom de bola, tem que ser bom de nota”, salientou o presidente.
As aulas são realizadas todos os sábados, às 8h30, no campo principal, que será reformado pela Prefeitura.
Valorização do bairro
Emanoel falou que a Sociedade também está trabalhando no projeto para a urbanização do canteiro central do Jardim das Hortências. “Nós fizemos um pedido para a Prefeitura e ela vai nos ceder as plantas, os pés de coqueiro e nós mesmos vamos cuidar para poder dar uma entrada mais bonita para o bairro”, observou o presidente. “Também fizemos um ofício sobre a má iluminação do bairro e agora o Jardim das Hortências será o primeiro bairro a ter lâmpadas 100% de LED. Vai trazer mais segurança para as ruas do bairro. É mais uma conquista da Associação”, relatou Emanoel.
Qualquer pessoa que queira ajudar nas ações da sociedade, doando alimentos ou se voluntariando para trabalhar, assim como crianças que queiram participar da escolinha de futebol, podem entrar em contato através do Facebook pela página ‘Sociedade de Amigos do Jardim das Hortências’ ou pelo telefone 3333-2431.
Emanoel Sponton, presidente da sociedade, na redação do O Imparcial
Sociedade doa cestas com legumes e frutas às famílias cadastradas