Início Araraquara Santa Casa busca parceria para custear melhorias nas instalações da Oncologia

Santa Casa busca parceria para custear melhorias nas instalações da Oncologia

Referência em alta complexidade para 18 municípios da região, a Santa Casa de Araraquara busca apoio dos empresários para melhorar os equipamentos e humanizar os ambientes da Oncologia. O projeto para captação de recursos foi apresentado à vereadora Juliana Damus (Progressistas), na sexta-feira (26), pelo provedor da Santa Casa, Valter Curi Rodrigues, e pelo diretor de Assistência à Saúde, o médico André Peluso Nogueira. A parlamentar estava acompanhada de integrantes do Grupo Chá de Lenços Único, que apoia pessoas em tratamento de câncer.

Nos números divulgados pelo hospital, são mais de 600 mil habitantes atendidos, a maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que embora satisfeitos com a qualidade do tratamento, queixam-se do conforto das instalações. “De fato, não escutamos reclamações do corpo clínico. O que os pacientes pedem é mais espaço na recepção e adequações na área externa, porque muitos chegam cedo, de outras cidades, e precisam aguardar em pé e sob o sol”, destacou Dorothéa Adriana Coutinho Pereira, do Chá de Lenços Único.

Para Juliana, se Araraquara quer um hospital de qualidade, toda a comunidade precisa se envolver. “A sociedade precisa se mobilizar e pensar comunitariamente, no bem comum”, enfatizou. A proposta da vereadora é divulgar a ideia junto à iniciativa privada.

Melhorias
Orçado em aproximadamente 89 mil, o projeto visa à adequação da recepção existente, que hoje tem apenas 35 lugares. O objetivo é ampliar as dimensões de forma a comportar mais poltronas, televisão e aparelhos de climatização. Com o recurso, as salas de quimioterapia e os consultórios também deverão passar por reforma, que prevê ainda pintura e substituição de vitrôs, cortinas e mobiliário.

Fora isso, em setembro, deverá ser inaugurada a nova Radioterapia, cuja expansão foi financiada pela iniciativa privada, para receber um novo equipamento de acelerador linear. De acordo com a Santa Casa, “a nova Radioterapia tornará o ambiente mais prático e confortável para acolher os pacientes e familiares com dignidade e humanidade”. Segundo dados do hospital, apenas em 2018, foram realizadas 9.411 consultas oncológicas, 10.263 sessões de quimioterapia e 13.524 campos irradiados.

 

O projeto para captação de recursos foi apresentado à vereadora Juliana Damus
Redação

Sair da versão mobile