Início Araraquara Tubulação rompe e 18 mil litros de esgoto são despejados por minuto...

Tubulação rompe e 18 mil litros de esgoto são despejados por minuto no Córrego do Ouro

O Daae abriu o acesso na mata para chegar até o trecho de cerca de cinco metros de tubulações do interceptor de esgoto do ribeirão do Ouro, no Jardim Tamoio, na manhã desta sexta-feira hoje (28).
De acordo com o Daae, os caminhões com as pedras pulmão (rachão) chegaram pela manhã e à tarde ao local. Enquanto isso, o material para o reparo do interceptor está sendo preparado.
Após as fortes chuvas da noite dessa quarta-feira (26) e da madrugada de quinta-feira (27), ocorreu o rompimento de cinco metros de tubulação do interceptor de esgotos do córrego do Ouro, próximo a Rua Imaculada Conceição (Rua 12), no Jardim Tamoio, devido à erosão e deslizamento do talude.
Por meio da Diretoria Técnica e Operacional, o Daae está providenciando as estratégias técnicas para solucionar o problema o mais breve possível, como: providenciar um acesso ao local, encharcado pelas chuvas; realizar contenção (apoio) com pedra pulmão (rachão) para estabilizar o terreno; refazer o trecho danificado, fazer o reaterro e recompor a vegetação. Ressaltando que a área onde ocorreu o rompimento é de alto risco, sujeita às inundações, considerando as fortes chuvas registradas e previstas para os próximos dias.
O Daae, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, fez o comunicado à Cetesb e está providenciando a emissão da autorização emergencial para intervenção na Área de Proteção Permanente (APP), de modo a regularizar o acesso e obra a serem executados.
Além disso, o Daae está fazendo a coleta de amostras de água do ribeirão a montante (acima) e a jusante (abaixo) do rompimento para monitorar a qualidade da água, que não é utilizada para consumo. A autarquia está envolvendo todas as suas diretorias para a execução desta obra, visando minimizar transtornos e iniciar o reparo o mais breve possível.

Redação

Sair da versão mobile