A Prefeitura de Araraquara abrirá em seu site (www.araraquara.sp.gov.br) na segunda-feira (18) a votação do OP Digital, fase online do Orçamento Participativo na qual a população escolhe os três temas que terão propostas apresentadas e votadas na Plenária Temática da Cidade.
Neste ano, a Plenária da Cidade está marcada para 11 de agosto, uma quinta-feira, às 19h, na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), situada na Avenida Bandeirantes, nº 503, no Centro.
A Plenária da Cidade é uma oportunidade em que a população vota por um investimento que traga benefícios para todo o município de Araraquara. O modelo é diferente das plenárias regionais e das demais temáticas, que elegem prioridades para cada região e para segmentos da sociedade (Idosos, Juventude, Mulheres, LGBTQIA+, População Negra e Pessoa com Deficiência).
“A Plenária da Cidade, como é de costume, é aberta com período de votação online para incluir toda a cidade na participação da escolha dos temas. São três assuntos escolhidos para terem projetos apresentados e votados na plenária presencial. De 18 de julho a 3 de agosto, vamos escolher esses temas. Qualquer cidadão araraquarense vai poder entrar no site da Prefeitura, fazer um breve cadastro e escolher um tema que ele quer que esteja na plenária presencial”, afirma o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy.
Os temas que estarão à disposição para votação serão os seguintes: Bem-Estar Animal, Cultura, Educação, Esporte, Geração de Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Programa de Combate às Drogas, Programa para Crianças e Adolescentes, Saneamento, Saúde, Segurança Pública, Trânsito e Zeladoria da Cidade.
O voto será computado após um breve preenchimento dos dados pessoais. Só será permitida uma participação por CPF. O prazo termina às 23h59 do dia 3 de agosto.
Depois de o Orçamento Participativo ser retomado pelo prefeito Edinho, em 2017, a Plenária da Cidade escolheu como obras prioritárias a reabertura do Pronto-Socorro do Melhado (já em funcionamento), uma nova sede para o NGA 3 – Núcleo de Gestão Ambulatorial (obra em andamento) e a reforma da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (projeto pronto, a ser executado em parceria com o Governo do Estado). Em 2020 e 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o Orçamento Participativo não foi realizado.
Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o OP permite que a população compareça e escolha investimentos para que a Prefeitura inclua no Orçamento, faça o planejamento e execute. Desde a retomada, são R$ 70 milhões investidos nas obras e nos programas escolhidos pelos moradores.
Para mais informações sobre o Orçamento Participativo, como horários, datas e locais das plenárias, é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site e as redes sociais da Prefeitura.