A vereadora Thainara Faria (PT) é pré-candidata a deputada estadual por São Paulo. A vice-presidente da Câmara Municipal foi a vereadora mais votada nas eleições municipais de 2020, com 1.838 votos. Ela declarou sua decisão em suas redes sociais nesta semana.
“Aceitei o desafio mais difícil da minha vida política: sou pré-candidata a deputada estadual. Nesses dois mandatos na Câmara Municipal de Araraquara, aprendi que é preciso ter coragem, pulso forte e garra para encarar os desafios que a política nos impõe. Enfrentei todos eles com muita firmeza, amor e respeito por cada pessoa que acreditou em mim, que me tornou a vereadora mais bem votada da minha cidade. Foram anos duros, de muita luta, mas também tive a alegria em ver a transformação que nós fizemos na vida de cada pessoa. Sinto que posso fazer muito mais pelo nosso povo, pela nossa cidade e pelo nosso estado na Assembleia Legislativa”, disse a pré-candidata.
Iniciativa coletiva
Questionada pela reportagem sobre o que a motivou a concorrer a uma vaga na Alesp, Thainara ressaltou que a iniciativa é do coletivo. “Tomamos decisões em conjunto, seguindo o conceito do trabalho político desenvolvido em nossos mandatos. Enquanto vereadora mais votada da cidade, este coletivo acreditou que seria o momento de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa”, disse.
Pautas de Araraquara
Thainara relatou que, caso se eleja, pretende trabalhar em cima de pautas de Araraquara. “Nós sabemos que a campanha exige um número expressivo de votos, mas, nós estamos atuando defendendo, para o Estado, as pautas que Araraquara sempre defendeu: a defesa da vida; os direitos sociais; o desenvolvimento econômico; a organização de pessoas em cooperativa para enfrentar o alto índice de desemprego. A assistência e desenvolvimento social, sempre valorizando a Educação e Saúde, pautas imprescindíveis em nosso trabalho”.
Divisão de votos
Thainara vai disputar votos com pelo menos outros seis candidatos conhecidos na política araraquarense, entre eles, a companheira do Partido dos Trabalhadores, a deputada Márcia Lia que disputa as eleições para um possível terceiro mandato na Alesp. Os outros candidatos que devem concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo são: Dr. Lapena (Patriota), Marcelo Roldan (PSOL), Nelson Gritti (PTB) e coronel Adalberto (PL), além do ex-prefeito Marcelo Barbieri (MDB) que deve anunciar sua pré-candidatura na próxima semana.
“Estes são temas, que já trabalhamos no âmbito municipal, que serão traduzidos durante nosso período de campanha. Nesta pré-campanha o nosso papel é dialogar com as pessoas, fazer com que elas compreendam que o agente político tem que estar à disposição para o povo, entendendo suas necessidades, individuais e coletivas, para levar pautas reais de todos os municípios para a Capital e, assim, conseguir debater orçamento e garantir os direitos das cidadãs e cidadãos do Estado de São Paulo”, finalizou Thainara.
Pulverização dos votos
Araraquara corre o risco de pulverizar os votos e ficar sem representantes na Assembleia Legislativa. Vale lembrar que na última eleição vários nomes conhecidos nacionalmente levaram uma boa fatia dos votos dos araraquarenses, mesmo sem terem feito campanha na cidade.