sábado, 23, novembro, 2024

Com mais de 300 profissionais, mutirão da saúde começa no Selmi Dei

Mais lido

Parceria da Prefeitura com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo vai até a próxima terça-feira (30)

Ao todo foram 700 pessoas atendidas no ano passado

Olho

As consultas estão concentradas na Escola Estadual Professora Maria Izabel Rodrigues Orso

Começou nessa quinta-feira (25) a 14ª edição do Peca (Programa Expedições Científicas e Assistenciais), mutirão de saúde que leva mais de 300 profissionais à região do Jardim Roberto Selmi Dei. As consultas estão concentradas na Escola Estadual Professora Maria Izabel Rodrigues Orso(Rua Dr. JoséLogatti, nº909).

O prefeito Edinho visitou o local na manhã desta quinta para acompanhar o atendimento. O projeto vai até a próxima terça-feira (30), das 8h às 17h, e é uma parceria entre a Prefeitura, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Santa Casa de Araraquara.

“Agradeço à Santa Casa de São Paulo, aos alunos, aos professores. Essa parceria vai ao encontro do esforço da Prefeitura em zerar as filas em nosso município”, declara Edinho, ressaltando o gesto solidário dos estudantes de Medicina que vieram a Araraquara, voluntariamente, para as consultas.

O atendimento médico, por ordem de chegada,ocorre nasáreas de clínica médica, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, pediatria, nutrição, fonoaudiologia, entre outras especialidades, além de consultas especializadas no NGA-3 (Núcleo de Gestão Assistencial), no Centro Especializado em Reabilitação e na Umed (Unidade Médica de Diagnóstico). Na Santa Casa, outras 30 cirurgias de hérnias e retirada da vesícula biliar serão realizadas.

Para a coordenadora do Peca, Carolina Buonafine, o programa colabora para o desenvolvimento de “uma medicina mais humana e voltada ao paciente”. “Estou muito feliz pela realização da 14ª edição. É um sentimento de gratidão e felicidade. É um aprendizado multidisciplinar para os alunos, que foram acolhidos de forma muito boa”, afirmou no evento de lançamento oficial do mutirão, na noite de quarta-feira (24), no Centro Internacional de Convenção.

Paulo Carrara, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, também revelou estar contente com a vinda do Peca para Araraquara. “Que a gente contribua com a cidade, ajude as pessoas, ajude o poder público.”

O provedor da Santa Casa de Araraquara, Valter Curi, destacou a importância do hospital paulistano no início de sua gestão à frente da entidade, há dez anos. “Não é fácil fazer gestão em entidades filantrópicas do SUS [Sistema Único de Saúde]. Nosso hospital deve demaisàSanta Casa de São Paulo. Que vocês tenham umaótima estadia aqui”, desejou o provedor.

Representando a Secretaria de Saúde, o coordenador da Atenção Especializada, Edison Rodrigues Filho, elogiou a faculdade e os alunos pelo programa. “Quem vai ao mutirão são aquelas pessoas que precisam ser ouvidas, entendidas. A gente conta muito com vocês”, disse.

O vice-presidente da Câmara, Tenente Santana (PMDB), parabenizou a faculdade e a Prefeitura pela iniciativa. “Os prefeitos têm se esforçado para minimizar os problemas da Saúde. Estou muito otimista. Quando a gente fala em realização de consultas e cirurgias, a gente fala de diminuição de sofrimento”, pontuou.

Ainda estiveram no lançamento do Peca os vereadores Paulo Landim (PT) e Lucas Grecco (PSB) e os secretários coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) e Eloísa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social).

Mutirões

O primeiro grande mutirão de consultas médicas na cidade ocorreu em novembro do ano passado, em parceria com a ONG Jornada da Saúde e com a Associação de Amigos e Ex-alunos da Faculdade de Medicina de Santo Amaro. Ao todo, foram cerca de 700 moradores de Araraquara atendidos, em ação que envolveu 100 voluntários ligados à faculdade.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias