CPFL Paulista inicia Programa Arborização + Segura em Araraquara

Projeto promove substituição sustentável de árvores em risco e garante segurança à rede elétrica

Mais lido

A CPFL Paulista e a Prefeitura de Araraquara firmaram um termo de cooperação técnica para a execução do Arborização + Segura, programa mantido pela companhia com o objetivo de reduzir riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica e promover uma arborização urbana mais segura e adequada.

O acordo prevê a substituição gradativa de árvores cujas copas interferem na rede de distribuição de energia, oferecendo risco de quedas e acidentes. Para isso, foi realizado um mapeamento técnico prévio, que avaliou o conflito da vegetação com a rede, o potencial de danos e a necessidade de replantio de espécies adequadas ao ambiente urbano. A equipe técnica do setor de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo avalia cada árvore com solicitação de substituição e, caso haja necessidade, um laudo de autorização para a ação é emitido.

O programa garante a compensação ambiental por meio do repasse de espécies compatíveis com a infraestrutura urbana, que serão replantadas no mesmo local ou em áreas próximas, caso não haja espaço disponível.

Primeira Etapa

O programa já realizou o repasse de 2.066 mudas com plantio de novas arvores na área urbana do municipio, incluindo plantio na área de preservação permanente do condominio Oitis.

Não há uma quantidade de árvores pré-definida que poderá passar por substituição por meio do programa da CPFL em Araraquara. A demanda será estabelecida de acordo com o mapeamento das árvores em risco, avaliadas e indicadas para a substituição.

A CPFL Paulista realiza a substituição somente de espécies que apresentam perfil crítico de risco ou que estejam em desacordo com a infraestrutura urbana, sempre com autorização da Prefeitura. A companhia também reforça o alerta para que a população evite plantar árvores de grande porte em vias públicas, especialmente próximas à rede elétrica.

Espécies para replantio

As mudas disponibilizadas pela CPFL são de espécies adequadas à convivência com a rede elétrica. A Prefeitura define os locais de plantio, e a reposição é feita com árvores de menor porte, como: Araçá, Aroeira-salsa, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Goiabeira, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-serra, Extremosa, Escova-de-garrafa, Cereja-do-rio-grande e Caroba.

Em áreas afastadas da rede elétrica, são criados espaços de recomposição florestal com espécies de maior porte, como Cássia-do-nordeste, Açoita-cavalo, Amendoim-bravo, Angico, Cabreúva, Canafístula e Ipês (amarelo, branco e roxo), entre outras.

Informações importantes

Todas as intervenções são realizadas somente com laudos autorizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

A cooperação com a CPFL, por meio do Arborização + Segura, garante a execução apenas de substituições, exclusivamente em casos que envolvam risco à rede elétrica.

Sobre o programa

Criado em 2015 e executado pelas distribuidoras da CPFL Energia, o Arborização + Segura completa 10 anos em 2025. Com a entrada de São José do Rio Preto, já são 172 municípios atendidos. As ações ambientais do programa preveem o aporte de aproximadamente R$ 50 milhões até 2030, beneficiando cidades das áreas de concessão da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE.

Segundo o gerente de Meio Ambiente da CPFL, Robson Tanaka, “as ações, em parceria com as prefeituras municipais, são fundamentais para trazer mais segurança à comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana.”

Todas as ações seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, compatibilizadas com a ABNT NBR 15688:2012, que definem os espaçamentos mínimos entre rede elétrica e vegetação. As equipes são treinadas e capacitadas, utilizam equipamentos adequados e atuam com as devidas licenças ambientais.

Além de reduzir riscos à rede elétrica, o programa traz benefícios ambientais, como sombreamento, diminuição da temperatura urbana, melhora da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Segurança

O Grupo CPFL também mantém a campanha “Guardião da Vida”, que reforça orientações de segurança para a população e trabalhadores urbanos. Entre as recomendações:

· Jamais realizar podas em árvores próximas à rede elétrica ou quando os galhos encostarem nos fios;

· Solicitar avaliação da distribuidora sempre que houver risco de contato da copa ou dos galhos com a rede;

· Comunicar imediatamente à Central de Atendimento em caso de faíscas na rede elétrica;

· Nunca realizar podas em dias de chuva, temporais ou ventanias, quando há risco de queda de galhos e interrupção do fornecimento de energia.

Mais Artigos

Últimas Notícias