segunda-feira, 25, novembro, 2024

Domingo (24) tem Choro das Águas com feira de artesanato, contação de história e MPB

Praça do Daae recebe feira com artesãos e empreendedores, contação de história

Mais lido

Domingo, 24 de setembro, tem atrações para toda a família na Praça do Daae – Fonte Luminosa, com a programação do Choro das Águas. A partir das 16 horas tem Feira de Artesanato, contação de história para crianças “O Segredo das Tranças e Outras Histórias Africanas” e show musical “Grandes Nomes da MPB” com Marcos Leiva. As atividades – realizadas pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio do Daae Araraquara – são gratuitas.

A programação tem início às 16 horas com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes.

A contação de história infantil “O Segredo das Tranças e Outras Histórias Africanas”, com Luana Guimarães, é atração às 16h30. A contação é uma adaptação baseada no livro “O segredo das tranças e outras histórias africanas”, compostos de contos recolhidos da tradição oral de cinco países africanos que têm o português como uma de suas línguas: Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, que foram recontadas por Rogério Andrade Barbosa e ilustradas por Thaís Linhares, buscando explorar a literatura infantojuvenil como instrumento de valorização da diversidade e cultura africana, para pensar também as raízes africanas e afro-brasileira.

Luana é professora e atriz, iniciou seus estudos teatrais em 2015, a partir disso, foi interligando a linguagem do teatro com outras linguagens, se aprofundando nos estudos sobre literatura e produção audiovisual, atualmente ministra oficinas culturais e participa da construção de peças teatrais.

Marcos Leiva comanda a apresentação musical a partir das 18 horas, com o show “Grandes Nomes da MPB”. O show apresenta um apanhado dos grandes compositores e intérpretes da música popular brasileira com músicas do passado e presente, em releituras que transitam tanto por ritmos dançantes como xote, baião e samba, como também por canções declamadas ao som das cordas dedilhadas do seu inseparável companheiro violão, num clima intimista ao estilo “barzinho”.

O araraquarense Marcos Leiva estudou violão clássico e teoria musical com o saudoso Maestro Francisco Brasilino e fez diversos cursos em vários instrumentos, como: guitarra, baixo e teclado, autodidata em viola caipira, cavaco, ukulelê e canto. Multi-instrumentista, Leiva leciona instrumentos de cordas e, atualmente, cursa Licenciatura em Música.

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae – Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias