A dupla João Platino e Flor Morena é a atração musical do Choro das Águas deste domingo (26). A programação realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart apresenta ainda: Feira de Artesanato e a atividade infantil “Oficina de Chocalho”, com Eduardo Marçal. As atividades são gratuitas e têm início às 16 horas na Praça do Daae – Fonte Luminosa.
A programação tem início com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes.
A oficina de Chocalho, com Eduardo Marçal, terá início às 16h30 para as crianças, visando oferecer atividades musicais por meio do chocalho. A atividade, com este instrumento presente na cultura popular brasileira, contribui para o desenvolvimento musical e para a coordenação motora dos participantes. Os participantes irão colorir e personalizar o instrumento feito com garrafa pet, para que se sintam parte do instrumento.
Eduardo Marçal é cientista social em formação, ritmista da escola de samba Tom Maior, ator formado pelo Senac, arte-educador atuando há 2 anos no programa das Oficinas Culturais, foi organizador de um bloco carnavalesco em 2018 e desfila em escola de samba desde 2014.
Já a apresentação musical de João Platino e Flor Moreno, terá início às 18 horas. A proposta apresenta músicas sertanejas de raiz do repertório inédito da dupla, além de clássicos de duplas ou artistas solos que fizeram seu nome dentro da cultura raiz. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam um pouco de nossas músicas autorais e também apreciem canções que relatam as histórias muitas vezes vividas pelo homem do campo”, apontam.
João Platino – ou Vicente de Paula Julio – é formador de gerações de violeiros em Araraquara. Formou a Escola Sinfonia de Viola junto com a filha Jenifer, local onde passa um pouco do seu conhecimento obtido em mais de 50 anos com a viola caipira. Já a Flor Morena – ou Jenifer Silva Julio – se aperfeiçoou na arte de tocar viola e estendeu o ensino à diversas outras pessoas amantes deste instrumento. Jenifer levanta a bandeira da música sertaneja de raiz interpretando grandes clássicos sertanejos e fazendo apresentações em diversos lugares.
A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae – Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.