O vereador Rafael de Angeli (PSDB) recebeu resposta da Prefeitura a questionamento sobre as reponsabilidades, vistorias realizadas, manutenção e laudos técnicos da segurança da estrutura do pontilhão e da passagem de veículos e pedestres na ligação entre o centro da cidade e a Vila Xavier, no encontro entre as avenidas São Paulo e Santo Antonio, junto à Estação Ferroviária. No local, dia 27 de fevereiro, foram registradas verdadeiras cachoeiras, com grande volume de água escoando da parte superior, onde passam os trens de carga, para a parte de baixo, impedindo a passagem de veículos e pessoas.
Na resposta, a Prefeitura aponta que compete à concessionária da operação do serviço ferroviário, a Rumo Logística, os cuidados e a responsabilidade com o local. Segundo o documento, a concessionária realiza vistorias periódicas, com intervalo máximo de um ano. Sobre as avaliações que assegurem as condições da estrutura, a Prefeitura afirma que “no momento, não há laudos técnicos que comprovem a atual situação do local; não obstante, a empresa se comprometeu a realizar o levantamento da situação, para posterior envio ao município”, lê-se no ofício.
Apreensão
Após analisar a resposta recebida, o vereador Rafael de Angeli continua a expressar sua preocupação, ainda mais depois de saber, pelo documento, que não há, no momento, laudos sobre as condições e segurança da estrutura. “Um volume de água tão grande escoando dos trilhos para a passagem já é o suficiente para deixar qualquer pessoa muito preocupada. Agora, não ter laudo técnico aumenta muito mais a apreensão. Espero que uma vistoria seja feita rapidamente e o laudo técnico devidamente emitido”, ressalta Angeli.