As constantes e insistentes ligações telefônicas recebidas diariamente por milhões de pessoas em todo o país estão na mira da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em parceria com o Procon-SP, nos próximos 90 dias a agência irá monitorar a origem das chamadas com base nas reclamações registradas pelos consumidores. O objetivo é chegar a uma solução que possa resolver, ou ao menos atenuar, o excesso dessas chamadas que tanto incomodam.
O que fazer ao receber ligações indevidas
A orientação do Procon é que o consumidor tente obter a maior quantidade de informações possível sobre quem está ligando, e anote qual é a empresa, de qual cidade fala e qual produto ou serviço está sendo oferecido. Vale destacar que é importante não clicar em números ou em links, nem fornecer dados pessoais ou bancários. De posse dessas informações, é possível registrar a reclamação pela internet, no site https://procon.sp.gov.br, ou presencialmente. Em Araraquara, o Procon está localizado no piso superior da rodoviária, na Av. Julio Ursulino Pedroso, 100, Jardim Nova América. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Procon irá elaborar um relatório que será enviado para a Anatel. As informações podem comprovar abusos praticados contra o consumidor, e auxiliar as empresas a identificarem fraudes com o uso indevido de suas marcas.
“Pedimos que os consumidores registrem suas reclamações. Desta forma, a Anatel poderá tomar providências para que as empresas parem de lesar os consumidores, pois esta é uma pratica totalmente abusiva”, alerta Vinícius Motta, subsecretário de Defesa do Consumidor que coordena o Procon em Araraquara.
O serviço “Não me ligue” do Procon-SP continua disponível no portal do órgão. Caso o consumidor ainda não tenha cadastrado seu número para evitar as ligações, poderá fazê-lo a qualquer momento, independente desta nova ação conjunta com a Anatel.