A Prefeitura lança nesta quinta-feira (1º) o programa Saúde em Casa, que irá entregar medicamentos essenciais diretamente na residência dos pacientes em Araraquara. O evento será na USF (Unidade de Saúde da Família) “Cristóvão Colombo”, no Jardim Cruzeiro do Sul, às 9h.
Terão direito ao programa os pacientes com doenças crônicas controladas, como hipertensão e diabetes. Entre esses pacientes, destacam-se idosos, acamados, mulheres em planejamento reprodutivo (que fazem uso de pílula anticoncepcional) e crianças.
Os remédios que serão entregues pelo Saúde em Casa representam 85% dos medicamentos fornecidos nas farmácias das unidades de saúde. No início do programa, os bairros mais afastados (e que não possuem farmácia nos postos de saúde) serão priorizados. Gradativamente, o programa será expandido até que inclua toda a cidade — procure a unidade de saúde mais próxima para ter informações.
As entregas serão por meio de motocicleta (devido à agilidade). Cada paciente receberá o entregador em sua casa de dois em dois meses — a quantia disponibilizada será suficiente para que o tratamento não seja interrompido, por falta de remédios, até a próxima entrega.
O Saúde em Casa apresenta diversos benefícios à população: aproxima o farmacêutico da comunidade, leva informações sobre o uso correto de medicamentos e garante a continuidade de tratamentos que não podem ser interrompidos, além de ser totalmente gratuito.
“É um programa de importância fundamental, pois facilita a vida da população. O paciente não vai precisar ir até a unidade, muitas vezes percorrendo longas distâncias. É um grande avanço para a população, com o serviço prestado em casa”, afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain.