A reforma do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradelli Malara” está prevista para ser concluída em 26 de novembro deste ano, afirmam as Secretarias de Obras e de Educação. A informação foi enviada em resposta ao Requerimento nº 1275/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).
De acordo com as pastas, já foram realizadas a instalação elétrica e a colocação de portas de vidro e de piso intertravado na área externa. Agora, está sendo fabricada a estrutura metálica para nova cobertura.
Segundo a vereadora, moradores da região do Selmi Dei e servidores da rede municipal de ensino relatam que a sensação de insegurança do CER “tem sido agravada pela possibilidade de furtos e depredações, considerando que a unidade receberá materiais e equipamentos de alto custo, cujo investimento público precisa ser preservado”.
Questionadas sobre o assunto, as secretarias afirmam que não há contratos ou convênios com serviços de vigilância presencial em vigência. No entanto, estão previstas as instalações de câmeras e de um sistema de alarme na unidade de ensino. O monitoramento deverá ser feito em parceria com a Guarda Civil Municipal.
Na avaliação de Filipa, outras ações são necessárias. “Ainda que o monitoramento por câmeras e pela Guarda Civil Municipal seja importante, entendemos que não é suficiente para garantir a plena segurança dos bens e do patrimônio público”, aponta. “É fundamental que os prédios municipais contem também com serviços de vigilância, de modo a coibir furtos, depredações e preservar os investimentos realizados com recursos da população. Continuaremos cobrando a Prefeitura de Araraquara para que a vigilância seja mais efetiva”, conclui.