sexta-feira, 22, novembro, 2024

1ª Conferência Municipal sobre Políticas de Drogas supera expectativa de público

Mais lido

Debate sobre a implementação de políticas sobre drogas na cidade gerou 25 propostas que serão encaminhadas para a Prefeitura A 1ª Conferência Municipal sobre Políticas de Drogas de Araraquara, realizada nessa sexta-feira (9), no Cefor (Centro Formador de Pessoal para a Saúde), teve um número de inscritos que superou as expectativas dos organizadores. O evento realizado pelo CMSD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas) e pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Planejamento e Participação Popular, contou com a palestra do professor-doutor Murilo Campos Battisti, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-SP).

Com pouco mais de 200 inscritos, o evento que teve início às 8h e se estendeu até por volta de 16h30, com foco nos setores de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, e sob o tema “Araraquara 200 anos: Construindo as Políticas sobre drogas”, teve como principal objetivo elaborar um plano municipal de ações, segundo o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Ari Silva Simões Braga.

O professor-doutor Murilo Campos Battisti que discursou durante a manhã, foi muito elogiado pelo público presente e pelo prefeito Edinho Silva (PT), que se comprometeu em acatar todas as propostas apresentadas durante a Conferência e enviá-las ao Legislativo. Na segunda parte da Conferência foram debatidos os três eixos: a prevenção ao uso de drogas, o tratamento ao dependente e sua reinserção na sociedade, além da redução de oferta e de danos.

Para o presidente do Comad, Ari Braga, essas são questões básicas, que visam prevenir o consumo de drogas ilícitas (como crack, maconha e cocaína) e lícitas, que envolvem bebidas alcoólicas e cigarro. “O álcool hoje é a principal porta de entrada para as outras drogas. E quando é constatada a dependência, existe a necessidade do tratamento, que pode ser feito em clínicas especializadas ou com atividades terapêuticas. Mas o mais importante que se livrar das drogas é a reinserção do recuperado, para que ele volte a ter uma vida normal na sociedade”, ressaltou Ari.

Os debates resultaram em 25 propostas que serão enviadas à Prefeitura para serem examinadas e, se aprovadas, se transformarão em Projetos de Lei.

Para Evandro Racosta, membro da Liga da Prevenção de Araraquara, o sucesso do evento que teve apoio total da prefeitura, contou com um empenho muito grande da equipe do Comad para sua realização.

“Dessas 25 propostas, por volta de 18 foram aprovadas e encaminhadas para o Executivo. O sucesso dessa 1ª Conferência suplantou a nossa expectativa e mostrou o empenho de todos os envolvidos. Confio no sucesso das próximas edições”, ressaltou Racosta.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias