quinta-feira, 19, setembro, 2024

Ação do Dia do Lixo Zero recolhe 294 itens na Nascente do Córrego dos Martins

A atividade “Matemática do Lixo” foi realizada no último sábado (29) na Nascente do Córrego dos Martins e seu entorno, localizada no bairro Quitandinha II

Mais lido

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou na manhã do último sábado (29), a ação “Matemática do Lixo”, na Nascente do Córrego dos Martins e no seu entorno, localizada no bairro Quitandinha II. A ação marcou o Dia do Lixo Zero na cidade, que integrou a Semana do Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

A semana Lixo Zero 2022 tem como tema “Coletivo & Comunidade” e é um evento de mobilização da sociedade, onde são abordadas questões relacionadas ao consumo, e os resíduos provenientes deste. O principal objetivo é empoderar a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, além de difundir o conceito Lixo Zero, e mobilizar pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, destacou que os participantes percorreram cerca de 400 metros a margem do córrego e recolheram 294 itens, totalizando 2,5 kg de resíduos. “O material recolhido foi separado, pesado e encaminhado para a Cooperativa Acácia”. Valter acredita que a participação da sociedade civil foi importante para o sucesso da ação. “Tivemos a participação de moradores do bairro e esperamos que eles compartilhem o aprendizado com seus familiares e vizinhos”.

O gerente da Coleta Seletiva do Daae, Charles Henrique Marques de Mendonça, ressaltou que a cidade tem uma situação privilegiada em relação ao descarte de resíduos sólidos. “Não há burocracia nenhuma em fazer esse descarte, nós temos cerca de 11 bolsões espalhados por todo município, somente aqui na zona oeste, nós temos dois bolsões também. Se você for transportador e trabalhar com isso, pode procurar o Daae, nós daremos todas as orientações”. Charles também explicou quais resíduos podem ser levados aos PEVs (Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos). “Os bolsões recebem todo tipo de material reciclável, pneus, lâmpadas, colchões, entulho, madeira, todo esse material vai ser reaproveitado”.

A representante do Conselho Administrativo da Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara, Marta Joaquim, reforçou que o objetivo do evento foi orientar a população a fazer o descarte correto e não nas beiras dos rios e nascentes. “Essa ação de hoje teve um significado muito importante, por ser a primeira ação, da gente identificou 294 itens descartados inadequadamente nas beiras da nascente, no qual deveria ser encaminhado para coleta seletiva. Esses materiais economicamente geram um valor de R$30,50 para cooperativa e para as famílias que delas dependem”.

Segundo ela, hoje a Cooperativa Acácia conta com 206 cooperados, que prestam serviço diariamente para o município, “Além de ser uma cooperativa que gera postos de trabalho e renda, faz uma limpeza pública no município, garantindo para as futuras gerações esse pouco que nos resta de natureza”.

Umas das representantes da sociedade civil que participou da ação, Vanda Martins, salientou que gostou muito de participar da ação. “Foi um aprendizado e tanto. Convido vocês a participarem do próximo, vale a pena, venham participar e contribuir com nosso meio ambiente”.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias