quinta-feira, 21, novembro, 2024

Aceitemos as diferenças

Mais lido

Por Darcy Dantas

 

Vivemos em uma sociedade capitalista, cada vez mais competitiva e individualista.

Por muitas vezes teremos que ser competitivos e individualistas. Mas tentemos não tomar essa postura como o norte de nossas vidas. Não reduzamos nossos dias na busca por sucesso, por bens materiais. Claro que isso faz parte da nossa vida, das nossas relações, da nossa sociedade…Mas não reduzamos nossos dias na busca por isso.

Se assim fizermos vamos torna-las pobres, vazias, estreitas.

Como bem disse um ex-jogador chileno em um documentário sobre a ditadura de seu País: O dinheiro vem e vai. O importante é ser feliz, porque tudo que é material se esvai…Até nós.

Tentemos ser o máximo solidários, fraternos, mesmo que a maioria diga que não.

Não alimentemos preconceitos quais sejam. Aceitemos as diferenças.

Não somos melhores ou superiores a ninguém. E não deixemos que ninguém faça com que acreditemos nisso, pois essa é uma das piores armadilhas que existe…O fato de você se sentir superior ou melhor que alguém.

Ouçamos as pessoas mais velhas. Mas não permitamos que as pessoas mais velhas determinem de forma absoluta como você deve ser, pensar e agir. Relativizem, aceitem conselhos, nunca imposições.

Tenhamos pelo menos um amigo para o resto de nossas vidas. Somente entenderemos isso quando ficarmos um pouco mais velhos, e nossas vidas mais complicadas…)Me dirigindo aos mais jovens).

O mundo pode ser muitas vezes, maçante, cinza, limitado, racional em excesso, e quando percebermos isso, tentemos através da amizade, torna-lo vibrante, colorido, amplo , apaixonante.

Sigamos, tentando sempre reverter situações por mais complicadas que sejam, sem exacerbar  nossa competição e nosso individualismo.

Não desejo dar lição alguma, apenas pensei… que bom se conseguíssemos ser assim…inclusive esta que vos escreve.

Buscar o que realmente levaremos, como o respeito ao próximo e a busca pela verdadeira felicidade, sem jamais nos esquecermos que somos todos “irmãos”.

Claro que em momentos alguma coisa vai falhar, mas como bem disse Los Hermanos: “Aponta pra fé e rema”.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias