Araraquara cai 36 posições e aparece em 116º no Ranking de Competitividade dos Municípios

O estudo, realizado pelo Centro de Liderança Pública, mostra que índices como Segurança, Capital Humano e Saneamento puxaram a nota da Morada do Sol para baixo

Mais lido

O município de Araraquara apareceu na 116ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. Com 65 indicadores analisados, a Morada do Sol caiu 36 posições em relação à 2024 e somou a nota de 52,25. Municípios menores apareceram na frente de Araraquara como é o caso de Matão que figura na 47ª posição com a nota de 54,73.

Método de pesquisa

O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por três dimensões centrais, como Instituições, Sociedade e Economia, que se desdobram em 13 pilares. Primeiro, os dados foram tratados para agregar os indicadores de natureza heterogênea; depois, foram adotados critérios de ponderação.

A primeira dimensão abordada foi composta por sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. Já na segunda, foram analisados parâmetros como acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e, por fim, meio ambiente. Por último, foram considerados inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Os números de Araraquara

Araraquara tem como principal potencial a inserção econômica, que a colocou na 22ª colocação. Porém, o funcionamento da máquina pública a deixou na 90ª posição, como desafio a ser enfrentado. Índices como Segurança, Capital Humano e Saneamento puxaram a nota da Morada do Sol para baixo.

Já a vizinha Matão teve uma colocação melhor no acesso à saúde, aparecendo na 22ª posição. Por outro lado, ficou em 339ª no quesito meio ambiente.

Das 418 cidades avaliadas no estudo, Florianópolis, Santa Catarina, aparece em primeiro lugar com 62,47.

Competitividade

CLP se apresenta como uma organização suprapartidária, que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

“O levantamento tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Municípios se configura como uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento”, ressalta o CLP.

Mais Artigos

Últimas Notícias