Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 23 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 2,26% de 1.016 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 6,66%, sendo 13 positivados de 195 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 821 testes no dia 19 de outubro, com 10 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 30.612 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 102 permanecem em quarentena e 29.913 já saíram. Aguardam resultado de exames 128 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 9 pacientes estão internados. Destes, 7 pacientes confirmados estão em enfermaria e 2 confirmados estão em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 9% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 3 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 3 pacientes e o Hospital Nestor Goulart Reis tem 2 pacientes. Todos são moradores de Araraquara.
Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19.
Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Atendimentos
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 20 de outubro de 2021, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:
– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 103.443
– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.778
– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 28.071 ligações
– Exames realizados junto à Unesp: 116.313
– Exames realizados junto à Uniara: 44.442
– Testes capilares – 44.522
– Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 58.482
– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 1.070
E a vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses, em todos os polos de vacinação.
Também estão sendo vacinados, com a terceira dose, os profissionais da saúde, à medida que forem completando 6 meses da segunda dose.
Continua a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV e transplantadas, além de pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa.
E prossegue ainda no município a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.
Já as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante estão sendo atendidos na xepa. E esse público deve ligar para o 0800 771 7723.
O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 373.079 doses, sendo 197.497 da primeira dose, 165.256 da segunda dose e dose única e 10.326 de terceira dose.
A Comissão de Organização de Vacinação deve se reunir para definir o avanço do calendário municipal. Todas as informações são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
A vacina é comprovadamente a nossa principal arma na batalha contra a Covid-19. E é fundamental que as pessoas completem a imunização tomando duas doses. Vacina salva vidas.