A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara esclarece que é falsa a informação divulgada em um áudio que circula pelas redes sociais, no qual uma mulher afirma que moradores em situação de rua na Praça Santa Cruz estariam com tuberculose e representariam risco de contaminação para pedestres e motoristas que passam pelo local.
Esclarecemos que, há 15 dias, a equipe do Consultório na Rua diagnosticou um único caso da doença, em um homem em situação de rua. Desde o diagnóstico, ele vem sendo acompanhado pela equipe de saúde e está realizando o tratamento com medicação diária supervisionada. O paciente também passará por avaliação com pneumologista nesta quarta-feira (7). Importante destacar que, por estar em tratamento com medicação adequada, ele não é mais considerado bacilífero, ou seja, não transmite a doença.
Desde a confirmação do caso, a equipe do Consultório na Rua tem intensificado o monitoramento na Praça Santa Cruz e já realizou testes em 18 outras pessoas em situação de rua que frequentam a região, com 100% dos resultados negativos para tuberculose.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a saúde pública e pede à população que não compartilhe informações falsas, que apenas geram medo e estigmatização. Em caso de dúvidas, orientamos que procurem os canais oficiais da administração municipal.