quinta-feira, 19, setembro, 2024

Bem-estar Animal reforça protocolo de recolhimento de animais de rua

Propósito é dar suporte aos animais que realmente precisam de atendimento médico veterinário

Mais lido

Araraquara é uma das poucas cidades do estado de São Paulo que possuem um protocolo seletivo de recolhimento de animais de rua. Por isso, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, reforça a necessidade da população entender os critérios que envolvem esse procedimento, com o objetivo principal de dar suporte aos animais que realmente precisam de atendimento médico veterinário.

A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, explica que a seletividade ocorre por conta da impossibilidade de resgatar todos os cães e gatos. “Recolher todos os animais de rua seria impossível por falta de espaço, de orçamento, e também porque seria uma forma de fomentar o abandono, então o protocolo seletivo de recolhimento é o mais eficaz”, comenta.

Dessa forma, a Prefeitura recolhe animais sem tutor que estejam atropelados, agônicos, fêmeas prenhes ou no cio, filhotes ou idosos debilitados, animais atropelados ou gravemente feridos. “É muito importante que a pessoa que aciona a fiscalização esteja vendo o que está acontecendo. Por exemplo, se vir um animal acorrentado, é indicado que a própria pessoa que viu faça a denúncia e não fazer o chamado telefone sem fio”, acrescenta Carol.

A coordenadoria fiscaliza denúncias de maus-tratos e agressões a animais; realiza apreensão de animais em vulnerabilidade e risco; notifica, multa e aplica penalidades disciplinadas em lei; e realiza tratamento dos animais resgatados, providenciando abrigo; entre outras atribuições.

Outra informação importante destacada pela coordenadora é que o protocolo de recolhimento é voltado apenas para animais de Araraquara. “Por isso é muito importante a pessoa estar no local, visto que infelizmente existem pessoas que tentaram trazer animais de outras cidades para cá para nós recolhermos. A fiscalização é bastante rigorosa em relação aos protocolos e essas pessoas estão sendo responsabilizadas administrativa e criminalmente”, completa.

Contatos

Para denúncias de maus-tratos e abandonos de animais, o telefone da Ouvidoria Animal é o (16) 3301-3130, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

O serviço também funciona em esquema de plantão, para casos de emergência, das 16h30 às 7h30, inclusive 24 horas por dia aos finais de semana e feriados, por meio de ligações diretamente ao fiscal de plantão, no telefone (16) 99993-8232. O plantão serve para animais atropelados ou agônicos que precisem de um atendimento imediato.

Em caso de agressão ou animal submetido a sofrimento, é preciso acionar a Polícia Militar imediatamente pelo número 190. Casos de animais que estejam em altura, buraco ou local de difícil acesso, a recomendação é para acionar o corpo de Bombeiros pelo 193. 

As ocorrências que envolvam animais silvestres devem ser relatadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número (16) 3339-5000. Já os casos que envolvam animais peçonhentos devem ser direcionados ao Controle de Fauna Sinantrópica (CCFS) pelo telefone (16) 3331-3820. O atendimento é feito das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Para outras informações, o telefone da Coordenadoria de Bem-Estar Animal é o (16) 3339-4441 e o e-mail é bemestaranimal@araraquara.sp.gov.br. A coordenadoria também possui uma página no Facebook chamada “Bem-estar Animal Araraquara”: https://www.facebook.com/bemestaranimalararaquara.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias