Neste período que antecede o Natal e as festas de fim de ano, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe uma obra artesanal especialmente produzida em origami pelo artista e matemático araraquarense Jorge Okada: uma Árvore de Natal em homenagem a Araraquara e aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Origami é uma arte de dobradura de papel. Feita em formato de pinheiro com papel verde, as dobraduras do corpo da árvore formam um “A”, de Araraquara. E como enfeites, a árvore recebeu girassóis que remetem ao sol, símbolo de Araraquara; e flores de cerejeira, e uma sequência de tsuru, ave sagrada e popular do Japão, que simboliza a felicidade. “As aves em azul e branco (cores da bandeira de Araraquara) estão encaixadas alternadamente em sentidos contrários de vôo, representando o equilíbrio das forças opostas (Yn Yang)”, explica. Já o corpo da árvore representa uma oca (morada). Geometria e história se mesclam nos origamis de Okada. Okada viveu em Araraquara até os 20 anos de idade. Ele estudou no Parque Infantil e também fez o curso de Agrimensura nas Faculdades Logatti. Já em São Paulo, formou-se em Matemática pela Universidade Mackenzie. Atualmente, ele e a esposa Maria residem em São Carlos.
Okada já realizou outras exposições de seus trabalhos em origani no Espaço Cultural da Câmara, uma delas em homenagem aos 200 anos de Araraquara e outra aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
“É um trabalho artístico minucioso e inovador. Agradeço mais uma vez ao Senhor Okada por expor sua arte na Câmara de Araraquara”, disse o presidente da Câmara de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB).