Natural de Dobrada (SP), com forte ligação com Matão, onde foi ordenado jiácono e presbítero, o cardeal Dom Sérgio da Rocha é um dos sete cardeais brasileiros que participarão do Conclave para eleger o novo Papa, após a morte de Francisco nesta segunda-feira (21). Aos 65 anos, Dom Sérgio é o atual arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, título de honra dado ao arcebispo da primeira diocese do país.
Sua trajetória é marcada por uma sólida formação acadêmica e forte atuação pastoral. Foi ordenado diácono na Igreja Santa Cruz de Matão em 1984, e no mesmo ano, tornou-se padre na Paróquia Senhor Bom Jesus. Atuou como pároco em Santa Eudóxia, Água Vermelha e reitor da Igreja São Judas Tadeu. Também foi professor, diretor espiritual e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos.
Com doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, Dom Sérgio já ocupou cargos de grande relevância na Igreja: foi presidente da CNBB, relator geral da XV Assembleia dos Bispos sobre a Juventude, membro do Sínodo dos Bispos, da Pontifícia Comissão para a América Latina, da Congregação para o Clero e da Congregação para os Bispos, além de ter sido criado cardeal pelo Papa Francisco em 2016.
Respeitado por sua serenidade, dedicação e espírito de serviço, seu nome surge com força entre os possíveis sucessores ao trono de São Pedro. Caso seja eleito, Dom Sérgio poderá se tornar o primeiro Papa brasileiro da história.