A Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, localizada na região central de Araraquara, retoma as atividades nesta segunda-feira, 11 de abril. Nesta reabertura, a proposta da Secretaria Municipal de Cultura é promover uma exposição com artistas pratas da casa.
Com horário de atendimento das 9 às 17 horas, a Casa da Cultura contará com exposição dos artistas que integram a Pinacoteca Municipal: Aracy Nogueira, Ernesto Lia, Judith Lauand e Paulo Mascia.
Também, no decorrer da próxima semana, o Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues volta a receber em seu espaço: oficinas, rodas de conversa, reuniões, ensaios e atividades afins.
A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento, 909 e toda sua programação é gratuita.
Confira os artistas em exposição na Casa da Cultura:
Ernesto Lia – Nascido em 28 de dezembro de 1939, o araraquarense Ernesto Lia foi um importante artista plástico, reconhecido internacionalmente e membro da Academia Brasileira de Belas Artes, do Le Centre International D´Art Paris e da Accademia Mondiale degli Artísti e Profissionisti de Roma.
Suas telas impressionistas integram acervos em diversas partes do mundo, como África do Sul, Argentina, Estados Unidos, França e Suíça. Ernesto Lia faleceu em Araraquara no dia 06 de dezembro de 2019.
Paulo Mascia – Nascido em 1919 na cidade de Araraquara, desde criança Paulo Mascia demonstrou seu interesse pelas cores, desenhos e pinturas. Durante sua vida, o artista retratou a história de Araraquara, suas paisagens, edifícios icônicos e cenas do cotidiano.
Paulo Mascia preservou em suas telas a memória e as tradições araraquarenses. O artista faleceu em 1991, deixando um acervo com mais de 200 obras que foram adquiridas pelo município e hoje integram a Pinacoteca Municipal.
Judith Lauand – Judith Lauand formou-se na Escola de Belas Artes de Araraquara e tornou-se um importante nome do movimento concretista. Suas pinturas e gravuras participaram das principais exposições concretistas no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Foi a única mulher a integrar o icônico grupo concretista ‘Ruptura’’. A artista ficou mundialmente conhecida por suas formas geométricas precisas, pelo rigor matemático de suas linhas, planos e vetores mesclados às cores contrastantes.
Aracy Nogueira – Aracy Nogueira nasceu em 09 de junho de 2016 e foi uma artista plástica araraquarense, professora da Escola de Belas Artes de Araraquara.
Especialista em retratos, pintava pessoas anônimas e personalidades com técnica e sensibilidade. Aracy deixou belíssimas obras que foram doadas por familiares ao acervo da Pinacoteca Municipal, em 2022.
SERVIÇO:
Exposição com obras da Pinacoteca Municipal (Aracy Nogueira, Ernesto Lia, Judith Lauand e Paulo Mascia)
Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Horário: das 9 às 17 horas