sexta-feira, 22, novembro, 2024

Casa da Cultura reabre nesta segunda (11) para exposição de artistas pratas da casa

Obras da Pinacoteca Municipal estarão em evidência, com criações de Aracy Nogueira, Ernesto Lia, Judith Lauand e Paulo Mascia

Mais lido

A Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, localizada na região central de Araraquara, retoma as atividades nesta segunda-feira, 11 de abril. Nesta reabertura, a proposta da Secretaria Municipal de Cultura é promover uma exposição com artistas pratas da casa.

Com horário de atendimento das 9 às 17 horas, a Casa da Cultura contará com exposição dos artistas que integram a Pinacoteca Municipal: Aracy Nogueira, Ernesto Lia, Judith Lauand e Paulo Mascia.

Também, no decorrer da próxima semana, o Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues volta a receber em seu espaço: oficinas, rodas de conversa, reuniões, ensaios e atividades afins.

A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento, 909 e toda sua programação é gratuita.

Confira os artistas em exposição na Casa da Cultura:

Ernesto Lia – Nascido em 28 de dezembro de 1939, o araraquarense Ernesto Lia foi um importante artista plástico, reconhecido internacionalmente e membro da Academia Brasileira de Belas Artes, do Le Centre International D´Art Paris e da Accademia Mondiale degli Artísti e Profissionisti de Roma.

Suas telas impressionistas integram acervos em diversas partes do mundo, como África do Sul, Argentina, Estados Unidos, França e Suíça. Ernesto Lia faleceu em Araraquara no dia 06 de dezembro de 2019.

Paulo Mascia – Nascido em 1919 na cidade de Araraquara, desde criança Paulo Mascia demonstrou seu interesse pelas cores, desenhos e pinturas. Durante sua vida, o artista retratou a história de Araraquara, suas paisagens, edifícios icônicos e cenas do cotidiano.

Paulo Mascia preservou em suas telas a memória e as tradições araraquarenses. O artista faleceu em 1991, deixando um acervo com mais de 200 obras que foram adquiridas pelo município e hoje integram a Pinacoteca Municipal.

Judith Lauand – Judith Lauand formou-se na Escola de Belas Artes de Araraquara e tornou-se um importante nome do movimento concretista. Suas pinturas e gravuras participaram das principais exposições concretistas no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Foi a única mulher a integrar o icônico grupo concretista ‘Ruptura’’. A artista ficou mundialmente conhecida por suas formas geométricas precisas, pelo rigor matemático de suas linhas, planos e vetores mesclados às cores contrastantes.

Aracy Nogueira – Aracy Nogueira nasceu em 09 de junho de 2016 e foi uma artista plástica araraquarense, professora da Escola de Belas Artes de Araraquara.

Especialista em retratos, pintava pessoas anônimas e personalidades com técnica e sensibilidade. Aracy deixou belíssimas obras que foram doadas por familiares ao acervo da Pinacoteca Municipal, em 2022.

SERVIÇO:

Exposição com obras da Pinacoteca Municipal (Aracy Nogueira, Ernesto Lia, Judith Lauand e Paulo Mascia)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário: das 9 às 17 horas

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias