O Centro Municipal de Educação Ambiental de Araraquara (CMEA-Basalto) foi selecionado como um dos pontos exibidores da 2ª Mostra MERCOSUL Audiovisual. A programação gratuita conta com 12 curtas-metragens de diversos gêneros cinematográficos, produzidos por cinco países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Colômbia. NO CMEA, as exibições acontecem em três datas; confira dias e horários abaixo.
Com o tema “Territórios e Paisagens em Transformação”, as obras são divididas em duas sessões, uma voltada para o público infantil, com duração média de 54 minutos, e outra para o público em geral, de aproximadamente 68 minutos. Ambas possuem versão acessível com legenda descritiva (LSE). As produções para crianças exploram a imaginação, o aprendizado e o vínculo com a natureza. Já a programação geral aborda temas como problemas ambientais, ser humano e meio ambiente e mudanças climáticas. Após as exibições, haverá debate e roda de conversa.
Programação:
20/11 (quinta-feira – feriado do Dia da Consciência Negra)
14h – exibição Sessão Infantil
16h – exibição Sessão Família 12+
30/11 (domingo)
14h – exibição Sessão Infantil
16h – exibição Sessão Família 12+
07/12 (domingo)
14h – exibição Sessão Infantil
16h – exibição Sessão Família 12+
O CMEA tem capacidade para receber até 60 pessoas por sessão.
A 2ª Mostra Mercosul Audiovisual é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM). Araraquara é um dos 250 municípios brasileiros que participarão como pontos exibidores da mostra.
SERVIÇO
2ª Mostra MERCOSUL Audiovisual
Local: Centro Municipal de Educação Ambiental – Parque do Basalto
Endereço: Av. São João, s/nº – Jardim Pinheiros
Confira a sinopse dos curtas-metragens:
Sessão infantil
- A menina e o mar (Brasil)
Ele, com medo do que as águas podem trazer, e ela, que encontra poesia em cada grão de areia, aprendem juntos que, para apreciar a vida, basta se entregar aos sentidos. Dessa conexão nascem lições e uma história de superação transformadora.
- No están solos II (Paraguai)
O maior felino da América do Sul, o jaguar, não é páreo para a ambição do homem.
- Casa na árvore (Brasil)
Para não ir à escola e passar o dia brincando, Ariel, um menino que nunca havia adoecido, cria um plano para ficar resfriado. Mas as coisas não saem como o esperado, e ele aprende uma valiosa lição.
- El intronauta (Colômbia)
Num mundo saturado de informação, EL escapa para um espaço fantástico graças à sua capacidade de desenhar. Entre as fendas da cidade emerge uma planta dos seus desenhos, mas a ordem social a elimina, motivando-o a se tornar o INTRONAUT, navegador do espaço interior.
- De onde você é? (Uruguai)
Aborda o cuidado com o planeta, unindo animação 3D e música. O uso de câmeras em primeira pessoa cria um experiência imersiva que transmite a urgência de enfrentar os desastres naturais, enquanto deixa uma porta aberta para a esperança das futuras gerações.
- Os Macarus (Brasil)
Ao tentar revitalizar uma praça, os Macurus terão de enfrentar um monstro sem forma.
Sessão para o público em geral (indicação – maiores de 12 anos)
- Dois Riachões: cacau e liberdade (Brasil)
Conta a história do pré-assentamento Dois Riachões, no Sul da Bahia. A comunidade produtora de cacau conseguiu conquistar terra, liberdade, independência financeira e soberania alimentar depois de seus moradores viverem por gerações em situação análoga à escravidão. Vencedor de 13 prêmios dentro e fora do Brasil.
- Keradó (Colômbia)
Uma menina, atraída pelo brilho de um sapo místico, entra na área proibida da hidroelétrica que colocou seu povoado em risco. Lá, descobre sem querer uma caverna sagrada. Ela foge assustada e conta o que viu ao avô, trazendo uma nova esperança para seu povo.
- Mita’i Churi (Argentina/Paraguai)
Ao perder todos os seus soldados, o exército recruta crianças nas aldeias, cativando seus habitantes com promessas de glória e patriotismo.
- La tierra sin mal (Argentina)
O mito dos Guarani sobre sua busca incessante pela terra sem mal é hoje prejudicado pelo avanço do desmatamento incontrolável.
- Luthier (Colômbia)
Nas montanhas dos Andes, um solitário luthier busca criar uma conexão mágica entre a natureza e seus instrumentos. Para isso, ele constrói um instrumento na tentativa de reviver o último condor vermelho, que tem um vínculo especial com ele e seu território.
- Movimentos migratórios (Brasil)
Quando uma andorinha cai em na casa de um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país, este passa a se dividir entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem sua própria condição.































