domingo, 7, julho, 2024

Centro de Ressocialização Feminino realiza 12ª edição da Festa Julina

Mais lido

José Augusto Chrispim

O Centro de Ressocialização (CR) feminino de Araraquara realizou, na noite da última sexta-feira (26), a 12ª edição da ‘Festa Julina’ da unidade. O evento contou com a presença das 94 reeducandas, além de cerca de 20 convidados e funcionários.

A diretora técnica da unidade, Jucelia Gonçalves da Silva, relatou à reportagem de O Imparcial que acha muito importante esse tipo de atividade que contribui para a ressocialização das internas, pois a proximidade entre elas e a administração do presídio lhes devolve a dignidade e favorece o trabalho de recuperação da autoestima. “Todas elas participaram da preparação e decoração da festa, além de fazerem parte da quadrilha”.

A diretora destaca que a unidade inaugurada no ano de 2004, tem capacidade para abrigar 96 detentas e, hoje, conta com 94 mulheres que estudam e trabalham. Entre elas, 34 trabalham em secretarias municipais através de um convênio com a Prefeitura de Araraquara. As outras realizam trabalhos internos remunerados em empresas que mantêm convênio com a unidade prisional.

Além da Festa Julina, a unidade realiza também todos os anos no mês de setembro a Festa da Primavera, como forma de confraternização das internas.

Resultado do trabalho
Para a diretora da unidade, a gratificação maior de seu trabalho é ver que a ressocialização das internas acontece de verdade e de forma completa. “A gente devolve a dignidade para elas, muitas saem daqui e conseguem reestruturar suas vidas e até a vida de seus familiares. Aqui todas trabalham e estudam, entre elas, três estão cursando cursos técnicos em escolas da cidade e uma já está trabalhando na área de radiologia. A minha alegria é devolvê-las para a sociedade melhores do que quando entraram aqui”, concluiu Jucelia.

 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias