Uma das mais tradicionais provas ciclísticas do calendário nacional, que também marca os 207 anos de Araraquara, é destaque neste domingo (18), a partir das 8h30, na Avenida Maria Antônia C. de Oliveira, ou Via Expressa.
A prova Troféu Anésio Argenton, que envolve os principais ciclistas do Estado de São Paulo e de outras regiões do País, é válida para o Ranking Paulista de Estrada 2024 Classe 3 e também pela 4ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo.
Esta corrida homenageia o maior ciclista brasileiro para provas de pista do País, Anésio Argenton, que detém o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas – 5º colocado em Roma, em 1960, na velocidade individual – e a única medalha de Ouro em Jogos Panamericanos do Brasil (Chicago, 1959), entre outras conquistas.
A prova é disputada desde o final dos anos 1950 em Araraquara e, segundo a Federação Paulista de Ciclismo, além de Argenton, a cidade já revelou outros grandes ciclistas, como Adolpho Fecchio, Cristóvão Marinaldo Monteiro, Elivelton Pedro e Fábio Miguel Ribeiro, entre outros.
Mais recentemente, Araraquara revelou Lauro Chamam, bicampeão mundial de Paraciclismo de Estrada, Medalhista Paraolímpico, campeão brasileiro Elite de Pista e bicampeão da Copa São Paulo de Ciclismo.
Foto: Arquivo