Em ambos os casos, os recursos serão empregados na compra de equipamentos. Para a Cooperativa Acácia, serão destinados R$ 150 mil para a aquisição de um novo caminhão para deslocamento dos trabalhadores. O deputado visitou as instalações da Acácia e manifestou ser positivo o que observou na organização do trabalho: “Conheço várias cooperativas, e aqui há uma situação bem melhor, porque os catadores trabalham junto com a usina de reciclagem”, aponta Zarattini. “Em São Paulo, por exemplo, catadores e usinas são grupos separados, não tem essa união. Ainda temos de evoluir muito na questão da reciclagem no Brasil, que tem de ser também uma forma de geração de emprego e renda. Vamos aproveitar este trabalho e expandir.”
A outra emenda, no valor de R$ 350 mil, deverá ser empregada na compra de equipamentos para as estruturas da saúde. “A definição da compra é muito técnica, dependerá da Secretaria Municipal da Saúde que, ao receber o dinheiro, vai ver onde o equipamento é mais necessário”, explica o parlamentar, que analisa positivamente a condução da pandemia na cidade. “Acho que Araraquara está indo muito bem. Apesar de ser sempre difícil decretar um lockdown, estabelecer restrições, o prefeito teve a coragem de fazer isso, e o resultado foi positivo, morreu menos gente, infectou menos gente. Acho que esse é o caminho que deveria ser seguido por todos os governantes. A gente teria tido muito menos mortes”.
Para Thainara, a presença de Zarattini reforça o compromisso que ele tem com a cidade. “Diante de um estado com mais de 600 municípios, voltar o olhar dos deputados para nossa Araraquara é fundamental para o bom desenvolvimento de políticas públicas maduras que atendam nossa população”, frisou a vereadora.