sexta-feira, 22, novembro, 2024

Cine Lupo promove “Cinema Inclusivo” neste sábado (26)

“Besouro Azul” é a atração na sessão adaptada para pessoas com deficiência (física, intelectual, autismo – entre outras)

Mais lido

O Cine Lupo, pelo segundo mês consecutivo, oferece uma sessão de cinema adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. O “Cinema Inclusivo” será realizado neste sábado (26), às 14 horas, com exibição do filme “Besouro Azul”.

O Cinema Inclusivo é uma forte ferramenta para valorizar a diversidade e promover a inclusão, especialmente para indivíduos com dificuldades sensoriais, como pessoas autistas. Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos. 

Entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

“Devemos apoiar e incentivar iniciativas que tornem não apenas o cinema, mas também outros espaços, uma experiência verdadeiramente inclusiva para todos, independentemente de suas dificuldades sensoriais ou necessidades específicas. Juntos, podemos criar uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de se emocionar, se inspirar e se conectar através da arte”, lembra Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Junior”.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

No filme “Besouro Azul”, com participação da atriz brasileira Bruna Marquezine, o adolescente Jaime Reyes ganha superpoderes quando um misterioso escaravelho se prende à sua coluna e lhe fornece uma poderosa armadura alienígena azul.

Vale ressaltar que no Cinema Inclusivo, no Cine Lupo, o ingresso é grátis para as pessoas com deficiência, enquanto os acompanhantes pagam meia-entrada. O Shopping Lupo está localizado na Rua Gonçalves Dias, 543, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

“Cinema Inclusivo” apresenta: “Besouro Azul”

Local: Cine Lupo (no Shopping Lupo – Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)

Data: sábado (26 de agosto)

Horário: 14 horas

Valores: grátis para a pessoa com deficiência, acompanhantes pagam meia-entrada

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias