sexta-feira, 22, novembro, 2024

“Cinema Inclusivo” começa neste sábado (15) no Cine Lupo

Sessão adaptada mensal para pessoas com deficiência apresenta “Elementos”; Moviecom realiza sessão no próximo dia 23

Mais lido

As sessões de cinemas adaptadas às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral passam a ser uma realidade em Araraquara a partir deste mês. A Câmara de Araraquara aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio, que institui o Cinema Inclusivo como obrigatoriedade dos cinemas e, assim, passam a exibir mensalmente uma sessão adaptada para pessoas com deficiência (física, intelectual, autismo etc).

A primeira sessão será realizada no Shopping Lupo, no Cine Lupo, neste sábado (15) às 14h30; enquanto a Moviecom, no Shopping Jaraguá, realiza uma sessão no próximo dia 23 (domingo), às 11 horas. Nos dois cinemas o filme exibido será “Elementos”, da Disney-Pixar.

Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Junior”, lembra que o Cinema Inclusivo é uma ferramenta poderosa para valorizar a diversidade e promover a inclusão, especialmente para indivíduos com dificuldades sensoriais, como pessoas autistas. “Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos.  Devemos apoiar e incentivar iniciativas que tornem não apenas o cinema, mas também outros espaços, uma experiência verdadeiramente inclusiva para todos, independentemente de suas dificuldades sensoriais ou necessidades específicas. Juntos, podemos criar uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de se emocionar, se inspirar e se conectar através da arte.”

Entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

Filme – Nas primeiras sessões do Cinema Inclusivo no Cine Lupo e na Moviecom, o filme exibido será “Elementos”. De acordo com a Lei n° 10.816, de 31 de maio de 2023, “o filme a ser exibido deve ser apropriado às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral”.

O filme “Elementos” acompanha uma dupla improvável, Ember e Wade, em uma cidade onde moradores do fogo, da água, da terra e do ar vivem juntos. A jovem fogosa e o cara que segue o fluxo estão prestes a descobrir algo elementar: o quanto eles realmente têm em comum.

Vale ressaltar que os valores do Cinema Inclusivo são: no Cine Lupo o ingresso é grátis para as pessoas com deficiência, enquanto os acompanhantes pagam meia-entrada; já na Moviecom, pessoa com deficiência e acompanhante pagam meia-entrada.

O Shopping Lupo está localizado na Rua Gonçalves Dias, 543, no Centro de Araraquara, e o Shopping Jaraguá fica na Av. Alberto Benassi, 2270, no Jardim dos Manacás.

SERVIÇO:

“Cinema Inclusivo” apresenta: “Elementos”

·         Local: Cine Lupo (no Shopping Lupo – Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)

Data: sábado (15 de julho)

Horário: 14h30

Valores: grátis para a pessoa com deficiência, acompanhantes pagam meia-entrada

·         Local: Moviecom (no Shopping Jaraguá – Av. Alberto Benassi, 2270 – Jardim dos Manacás)

Data: domingo (23 de julho)

Horário: 11 horas

Valores: pessoa com deficiência e acompanhante pagam meia-entrada

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias