A Apae de Araraquara recepcionou na manhã desta quinta-feira (31) o cônsul geral do Japão, em São Paulo, Kuwana Ryosuke. Durante a visita, o cônsul acompanhado do presidente da Apae José Branco Peres Neto, do vice-prefeito Damiano Neto e do presidente da Câmara, vereador Paulo Landim, conheceu os novos equipamentos da sala de fisioterapia e a remodelação no refeitório, cozinha e sanitários.
As melhorias e compra dos equipamentos ocorreram com a colaboração do consulado e do Governo do Japão solidários com o trabalho realizado pela Apae, que contempla 400 alunos e usuários da associação.
Kuwana Ryosuke agradeceu a acolhida pelos funcionários e diretoria da Apae, autoridades e membros da colônia japonesa, que proporcionaram uma confraternização (brunch) após o ato solene.
“Agradeço a recepção calorosa e quero expressar minha alegria em estar aqui em Araraquara celebrando esta parceria entre o Governo do Japão e a Apae. Os novos equipamentos e a renovação na sede visam assegurar a garantia de direitos e qualidade de vida das pessoas com deficiência. Para o nosso governo é sempre uma grande satisfação poder colaborar com as entidades que se dedicam à assistência social”, disse o cônsul.
José Branco ressaltou a importância dos equipamentos para as sessões de fisioterapia de alunos e usuários. “Esta reforma da cozinha, refeitório, sanitários e novos equipamentos beneficia todos os alunos e usuários. A maioria necessita dos exercícios de fisioterapia. Nossa gratidão ao povo japonês”, disse o presidente, que elogiou o empenho da diretora superintendente Lígia Celante no projeto de aquisição de equipamentos e remodelação na sede.
Damiano Neto reforçou o empenho da gestão do prefeito Edinho em apoiar as entidades sociais e o presente especial do povo japonês à Apae, no aniversário de 60 anos de atividade na cidade, completados no dia 28 de agosto.
“Primeiramente, um cumprimento especial ao cônsul geral Kuwana Ryosuke, do Japão em São Paulo, e agradecemos o apoio à Apae. Hoje, formalizamos uma importante parceria com o povo japonês. A Apae inova e se transforma, graças ao empenho de sua diretoria e também às iniciativas de novos colaboradores como está que estamos vivenciando com o consulado do Japão. São 60 anos comemorados com a união de todos”, enfatizou Damiano Neto.
Também participaram do evento o autodefensor da Apae Jefferson Bezerra, o engenheiro Ronaldo Noguschi, a diretora Leiko Hanai, da Associação Cultural Nipo Brasileira, o presidente Tokio Asato, da Associação Okinawa de Araraquara, voluntários do grupo Mãos Laboriosas e outros convidados.