quinta-feira, 21, novembro, 2024

Consumidor de Araraquara prefere compras presenciais e parceladas no Natal

Mais lido

Historicamente, o Natal é a data mais importante do ano para o comércio varejista e, especialmente este ano, boas perspectivas animam os lojistas, como aponta a Pesquisa de Intenção de Compras do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara. Segundo o estudo, a procura pelos presentes promete movimentar a cidade nos próximos dias, já que 67,7% dos consumidores devem efetuar as escolhas de forma presencial.

O levantamento identificou também que a principal forma de pagamento escolhida por 41,9% dos entrevistados é o parcelamento por meio do cartão de crédito, seguido pelo pagamento à vista com o benefício do desconto (32,3%), cartão de crédito à vista (17,7%), dinheiro (6,5%) e crediário (1,6%).

Já em relação ao ticket médio, o valor investido neste Natal será de R$148,55. A pesquisa mostra ainda que, este ano, os investimentos em presentes não terão grandes alterações, uma vez que 51,6% dos participantes devem gastar o mesmo valor do ano passado, enquanto 21% gastarão um pouco menos e 12,9% um pouco mais, com prioridade de compra para itens de vestuário.

Para João Delarissa, economista do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, a escolha por essa categoria possui causas específicas. “Os resultados mostram que 25,8% dos entrevistados devem comprar roupas, calçados e bolsas. Essa necessidade provavelmente foi ampliada pelo período pandêmico, quando o setor foi pouco movimentado, e por serem itens que, para presentear, demandam baixo valor de investimento”, diz.

Alimentos e bebidas ficaram em segundo lugar no ranking de produtos mais procurados, com 14,5%, seguidos pelos brinquedos e artigos infantis (12,9%), perfumes e cosméticos (11,3%), artigos de casa e decoração (9,7%), celulares e itens de informática (6,5%), eletrodomésticos (4,8%), joias (4,8%), artigos esportivos (3,2%), almoços e jantares (3,2%), além de livros e viagens, ambos com 1,6%.

Perfil dos entrevistados

As mulheres foram as que mais participaram ativamente da pesquisa, com 76,7% das respostas registradas, enquanto os homens corresponderam a 23,3%. A maior parcela dos entrevistados têm entre 50 e 64 anos (46,7%) seguida pelos consumidores de 25 a 39 anos (33,4%). A maioria dos participantes do levantamento também presenteou em 2020 (80%).

Jose Augusti

Mais Artigos

Últimas Notícias