O Hip Hop ganha destaque neste domingo, 11 de agosto, com a realização do “Battle Jam – Resgatando a Essência” no Parque Pinheirinho. O evento gratuito – realizado pelo Original Kizomba Crew com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – será realizado das 12h às 18 horas.
“Battle Jam – Resgatando a Essência” vem com a ênfase de abordar a Cultura Hip Hop com o foco no Breaking. A ideia é resgatar os tradicionais eventos da cultura Hip Hop, em especifico as Batalhas de Breaking, e trazer o público para apreciar esta arte cada vez mais difundida no mundo todo.
“Acreditamos que o Battle Jam vai fomentar e incentivar novos adeptos do Breaking na nossa Araraquara. A quantidade de B.Girls e B.Boys já não é mais a mesma e já vem tendo uma queda nos últimos oito anos”, avalia Ricardo Leão, um dos organizadores do evento. “O Battle Jam vem para resgatar as Batalhas de Breaking tradicionais da nossa cidade e da região. Temos a necessidade de ter eventos com viés da cultura social e da devolutiva para o resgate do público da Cultura Hip Hop.”
Atividades – As batalhas (Batalha de MCs, Batalha Show Popping, Breaking 2vs2 e Seven2Smoke) envolvem disputas individuais, em dupla, ou até mesmo em grupo. Para a avaliação, o evento apresenta um júri formado pelos seguintes B.Boys: Alisson Manoel (Original Kizomba Crew), Du (True School Crew), Erykiller (Allsteps Crew).
A Batalha de MCs é uma batalha rítmica. “Aquele que for mais criativo, juntando as palavras e enlouquecendo a plateia, será o campeão nessa categoria que é 1 versus 1 (um MC desafio o outro)”, explica Ricardo Leão.
“Já na Batalha Show de Poppin são usados movimentos robóticos e de ondas, entre outras técnicas. Teremos uma demonstração desse estilo, com duas batalhas para apresentar ao público a ‘Batalha de Poppin’, que é mais uma dança urbana”.
Ainda, Ricardo conta que na “Batalha 2 vs 2”, a competição de Breaking é realizada em duplas; enquanto na “Seven2smoke” a batalha de Breaking acontece entre um time de sete B.Boys e B.Girls – aqueles que ganharem mais vezes se tornam campeões. “O dançarino terá que batalhar no formato de fila e, aquele que for ganhando mais vezes, será o campeão”, revela Ricardo.
A festa também contará com a presença de outros estilos de danças urbanas e com DJ Kamarão, de Rio Claro, no comando do toca-discos, além de Graffiti.
A cultura Hip Hop – Vale lembrar que o Hip Hop não é apenas um gênero musical e sua cultura vai além da música. Este movimento cultural norte-americano tomou força na década de 1970 na periferia de Nova York, e teve como protagonistas os imigrantes latinos, jamaicanos e afro-americanos que sofriam com o descaso político e social e viviam em meio à violência do tráfico de drogas e dos conflitos de gangues.
O caldeirão de misturas étnicas e culturais uniu diferentes estilos musicais e diferentes estilos de danças dando origem, desenvolvimento e difusão à Cultura Hip Hop. O conceito de “elementos do hip hop” reúne Graffiti, DJ, MC, B-Boy e B-Girl, tendo como lema: “paz, amor, união e diversão”, dando voz, visibilidade e identidade aos jovens que praticam dança (B-Boy e B-Girl), pintura/arte (graffiti), música (DJ) e composições/poesia (MC).
Ricardo Leão lembra que estes elementos são os mais trabalhados no Hip Hop, porém, atualmente, já se fala em outros elementos ainda pouco difundidos pelos praticantes desta cultura – são eles: empreendedorismo, vestimenta, dialeto, human beatbox – entre outros.
Toda a programação do Battle Jam é gratuita. O Parque Pinheirinho está localizado na Av. Francisco Vaz Filho, s/nº, no Jardim Pinheiros (Vila Xavier).
SERVIÇO:
“Battle Jam – Resgatando a essência”
Local: Parque Pinheirinho – Av. Francisco Vaz Filho, s/nº – Jardim Pinheiros (Vila Xavier)
Data: domingo (11 de agosto)
Horário: das 12 às 18 horas
Grátis