A Universidade de Araraquara – Uniara lançou o novo curso de Ciência do Consumo a distância, no formato premium, no qual as aulas são ministradas ao vivo, com a interação aluno-professor em tempo real. As inscrições para o seu processo seletivo estão abertas e os interessados podem obter mais informações no endereço www.uniara.com.br/cursos/ead/graduacao/ciencia-do-consumo.
De acordo com a coordenadora da graduação, Solange Luiz, “a junção dos espaços reais e virtuais passou a ser uma realidade e contribuiu ainda mais para a construção de uma sociedade que anseia pelo conhecimento científico, psicológico e mercadológico que as rodeia em seu cotidiano”. “Essa capacidade de mudança permitiu à sociedade contemporânea um fortalecimento no modelo socioeconômico. Dessa forma, o cientista do consumo estudará o consumo e os seus impactos perante a sociedade, além de pesquisar as relações de consumo estabelecidas, através de análises e pesquisas de hábitos de compra, identificando também as novas tendências do mercado”, explica.
Ela ressalta que “as mudanças ocorridas na sociedade passaram a ser visíveis”. “Mudanças essas que foram expressivas dentro de um contexto social, cultural e econômico, justamente este último contexto que passou a ser direcionado para atingir seu público-alvo, por exemplo, a partir de hábitos, escolhas, idade ou, até mesmo, pelo perfil de cada usuário, de acordo com os dados do consumidor acessados pelas empresas em seus bancos de dados”, relata.
“Como resultado, a cultura do consumo na atualidade contribui para formar sujeitos que se constituem a partir do meio, onde essa lógica vem ganhando espaço, pois é nesse momento que o consumo passa a ser o eixo central do desenvolvimento econômico e dos processos culturais. No mercado de trabalho as empresas querem saber o que mais atrai os clientes, além de como mantê-los”, completa ela.
Solange comenta que “em uma organização, este profissional será responsável por pesquisar o comportamento dos consumidores e as novas tendências do mercado, gerir os impactos sociais e encontrar formas de orientar os consumidores quanto aos seus direitos diante a legislação”.
A coordenadora ressalta que “a formação profissional aprimora o indivíduo em toda sua amplitude, e assim, a contemporaneidade interpela-nos com indagações constantes sobre a necessidade de conhecer e aprender sobre o processo de formação do indivíduo, do campo mercadológico, das mudanças comportamentais da sociedade e inclusive a reformulação das práticas de consumo que se apresenta como uma forma de permear abordagens reflexivas a ciência do Consumo”. “Desta forma, a Uniara busca sempre se colocar a frente no quesito de inovação e qualidade de ensino para o futuro profissional preparando-o para o mercado de trabalho”, afirma.
Sobre a nova modalidade oferecida pela universidade, ela explica que “a globalização somado ao ritmo acelerado da tecnologia e a fusão com a internet possibilitaram os avanços tecnológicos que impuseram à sociedade uma nova cultura, reformulando o modo como os indivíduos passaram a interagir entre si, principalmente na comunicação, no relacionamento, no aprendizado, assim a modalidade EAD Premium com sua metodologia de ensino se encaixa, cada vez mais, nessas demandas da sociedade”. “E também não podemos esquecer que a pandemia coronavírus, em 2020, possibilitou a rotina educacional ao redor do mundo através da modalidade online”, finaliza a coordenadora.