A Prefeitura de Araraquara segue com as matrículas para o Curso de Português para Imigrantes, que contará com aulas aos sábados, das 15h às 17h, com início no dia 19 de agosto, na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, localizada na Rua Voluntários da Pátria, 2.438, Centro. A atividade é realizada por meio de uma parceria entre Escola de Governo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Unesp, Rede de Atenção ao Migrante Internacional e o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.
A coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah, explicou o objetivo da atividade. “O imigrante, ao chegar em nosso país, enfrenta diversos obstáculos, sendo um dos maiores a falta de conhecimento da língua portuguesa, o que o afasta do mercado de trabalho e do ensino educacional, contribuindo para a vulnerabilidade social. O Curso de Português para Imigrantes tem como finalidade ensinar e inserir essa população na sociedade de maneira mais acolhedora”, apontou.
Ela destacou os apoiadores que auxiliaram na construção do curso. “A realização do curso só é possível graças às parcerias firmadas, e com isso, gostaria de expressar meus agradecimentos à Unesp, ao Centro de Línguas de Desenvolvimento de Professores da Unesp, Rede de Atenção ao Migrante Internacional, à Secretaria da Educação e à Escola de Governo, que têm sido essenciais na construção de políticas públicas para os imigrantes no município”, concluiu.
As inscrições estão disponíveis em links para dois públicos: pessoas que falam espanhol (https://forms.gle/w4Xf3ADa429bdsmV6) e pessoas que falam inglês (https://forms.gle/hEs1wzG8GSAk9SaP8).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3327-7253 e (16) 99769-7548.