Com 15 estados mais o Distrito Federal incluídos no 188, telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio, 150 mil brasileiros utilizaram o serviço somente no mês de dezembro de 2017. Desse total, 38 mil foram das seis unidades da federação que ingressaram no sistema 188 naquele mês – São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Distrito Federal.
Fruto de um convênio do CVV com o Ministério da Saúde, o 188 está disponível em 16 unidades da federação: Acre, Amapá, Amazonas, Espirito Santo, Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e o Distrito Federal. Até junho deste ano todo o território nacional deverá estar coberto pelo serviço.
O apoio emocional oferecido gratuitamente pelo CVV não substitui os serviços de saúde e é realizado exclusivamente por voluntários. Interessados em conhecer mais sobre o serviço ou se tornar um voluntário podem se informar pelo sitewww.cvv.org.brou pelos próprios telefones 188 e 141 que ainda funciona em alguns estados do Brasil.
Para ser voluntário do CVV é preciso ter mais de 18 anos, 4 horas semanais disponíveis e participar de um curso para novos voluntários.
Em todo o Brasil estamos realizando cursos gratuitos para capacitação de novos voluntários.
Em Araraquara o curso será dias 27 e 28 de janeiro de 2018, e a inscrição pode ser feita pelo emailararaquara@cvv.org.br.
Local:Av. Professor Dorival Alves, 80, Vila Xavier, horário: dia 27/01 das 13:30 as 17horas e continuação 28/01 das 9 as 12 horas
Sobre o CVV
O CVVpresta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários pelos telefones 188 ou 141 (de acordo com a região), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) oupelowww.cvv.org.brvia chat, Skype, e-mail ou carta.
Sobre o suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão –www.setembroamarelo.org.br