Em comemoração ao Dia Municipal do Jornalista (7 de abril), a TV Câmara levou ao ar, nessa sexta-feira (6), um programa especial com profissionais da área. A lei que instituiu a data no Calendário Oficial do Município é de autoria do vereador Elias Chediek (MDB), que participou do debate, juntamente com alguns jornalistas da cidade, mediada pelo jornalista da casa, Wagner Luiz.
“A data busca homenagear esse profissional que é tão importante para a sociedade, ainda mais nesta época de fake news, momento em que o profissional que realmente apura as informações é essencial”, afirmou Chediek.
Os jornalistas contaram como se decidiram pela profissão e histórias que marcaram suas carreiras até o momento. “Comecei fazendo reportagens em jogos de futebol em uma rádio, aos 17 anos, em Ribeirão Bonito, e as coisas foram acontecendo. Depois fui procurado pelo jornalista do Correio do Oeste e por um amigo que tinha um blog, para escrever sobre os jogos que eu cobria”, contou Celso Gallo.
A profissão também traz momentos emocionantes, como relatou Mazini. “Em 2016, fiz uma reportagem sobre uma enchente em Matão, quando entrevistei um pai que na hora do alagamento estava trabalhando, enquanto os filhos estavam em casa. Só sabia agradecer pelos meninos estarem vivos.”
Já o jornalista Sérgio Pinheiro que não participou da reunião, deu sua opinião sobre o tema ‘Fake news’, discutido na ocasião. “Comecei com um canal para falar aquilo que a população tem vontade de dizer, mas não tem coragem. E hoje o portal Araraquara24horas é um dos veículos de mídia mais comentados e acessados em Araraquara. Atualmente a dificuldade maior no campo jornalístico são os Fake news, pois simplesmente roubam sua matéria sem dar nenhum crédito”, ressaltou Sérgio.
O jornalista da TV Câmara, Wagner Luiz, disse que o profissional tem que aprender a lidar com diferentes situações, entre elas problemas técnicos. Contou que “certa vez, o transmissor da rádio parou de funcionar. Só voltaria ao ar com uma peça nova, mas essa demoraria muito a chegar. A solução: o técnico colocou uma resistência de chuveiro e, por incrível que pareça, continuou funcionando por mais uns quatro anos”.
Nós da redação do jornal O Imparcial, que conta a história de Araraquara e do mundo há 88 anos, também temos muitos episódios curiosos, fatos importantes e histórias de vida, narrados nas páginas deste que é um dos pilares da resistência dos jornais impressos ainda em circulação no país.