Da Redação
Na segunda-feira (17), o vereador Toninho do Mel (PT), aos 47 anos, formou-se no Ensino Médio cursando a Escola Estadual Léa de Freitas Monteiro, na Vila Xavier. Recebeu a certificação em cerimônia no Centro de Convenção de Araraquara (CEAR).
Sua condição escolar foi motivo de críticas desde que iniciou seu mandato e após 22 anos fora da escola, resolveu driblar o preconceito e concluir os estudos. “Foi um dia especial por conseguir realizar o sonho de voltar a estudar. Depois de superar muitas críticas e dificuldades, recomecei na 5ª série do fundamental e fui até a 8ª série no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA). Na Escola Estadual Léa de Freitas Monteiro conclui o segundo grau, cumprindo assim, mais uma etapa na minha formação.” Toninho afirma que agora seu foco é o ensino universitário.
Segundo o estudo Um Olhar sobre a Educação, divulgado em 2016 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é um dos países com o maior número de pessoas sem diploma do ensino médio: mais da metade dos adultos (52%) com idade entre 25 e 64 anos não atingiram esse nível de formação.
Dados do IBGE 2018 confirmam este cenário mostrando que, atualmente, metade dos brasileiros adultos não frequentou a escola além do ensino fundamental. De acordo com o levantamento, existem 11,8 milhões de analfabetos no país.