terça-feira, 2, julho, 2024

Educação aborda sustentabilidade com os educadores da rede municipal de ensino por meio de “Ações Formativas”

Atividades presenciais foram realizadas nos anfiteatros da FCL-Unesp Araraquara, com participação de professores, educadores, profissionais da educação e equipes gestoras das unidades educacionais municipais

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A Secretaria Municipal da Educação realizou, entre os dias 25 e 28 de julho, no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara, o Ciclo de Palestras “Sustentabilidade em Ação”, coordenado pelo Instituto Técnico de Gestão Ambiental (ITGA), para cerca de 300 profissionais da rede municipal de ensino. As atividades tiveram como objetivo fortalecer a conscientização socioambiental e contribuir para o desenvolvimento de práticas efetivas por meio da abordagem de temas focais alinhados às Diretivas do Programa Município Verde Azul.

A secretária Municipal da Educação, Clélia Mara Santos, explica que o ciclo de palestras foi realizado dentro do contexto da programação das “Ações Formativas”, a qual compreende o desenvolvimento de atividades diversas dirigidas ao aperfeiçoamento pedagógico e profissional dos trabalhadores da educação que estão a serviço no período de férias discentes.

“O projeto Ações Formativas é realizado desde 2017 e se constitui de uma programação especial de formações dirigidas às /aos Professoras/es, Educadoras/es, merendeiras, agentes operacionais e Equipes Gestoras das Unidades Educacionais Municipais e tem como principal objetivo aprimorar os conhecimentos em diversas temáticas pedagógicas e sociais emergentes presentes no ambiente escolar que visam contribuir para o aprimoramento da formação e conhecimentos mais amplos sobre temas de relevante impacto social e no ambiente escolar dos profissionais da rede municipal”, explica Clélia.


A Coordenadora Executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa, salienta que os temas focais desenvolvidos nas palestras estão alinhados com as 10 Diretivas do PMVA. “Foram abordados temas como mudanças climáticas, biodiversidade, a importância da água, arborização urbana, resíduos sólidos, epidemias e formas de combatê-las, nascentes e matas ciliares”, afirma Márcia, destacando que a formação visa fortalecer concepções e práticas educacionais atentas ao compromisso de uma educação pautada nos princípios da sustentabilidade, contribuindo com ações alinhadas às diretivas do Programa Município Verde Azul, dentro do contexto escolar.

“A escola contemporânea deve educar sujeitos para um novo paradigma socioambiental, promovendo concepções, valores e atitudes comprometidas com mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para isso, deve contar com um coletivo de educadores capacitados, sensíveis e engajados aos princípios da sustentabilidade. A proposta formativa “Sustentabilidade em Ação”, ministrada pelo ITGA, além de contemplar aspectos teóricos e conceituais, conecta o tema ao repertório musical brasileiro, por meio de canções que tão bem retratam natureza, cultura, imaginário, colaborando para práticas pedagógicas que atuam no aspecto sensível e afetivo do sujeito”, acrescenta a coordenadora.

O Ciclo de Palestras “Sustentabilidade em Ação” encerrou-se com o show de Arte e Educação Ambiental “Rios, Florestas e Violas”.

As “Ações Formativas” são realizadas anualmente, no mês de julho, pela Secretaria Municipal da Educação. Além do Ciclo de Palestras “Sustentabilidade em Ação”, a programação é composta pelo minicurso “Projetos de leitura, literatura infantil e Contação de histórias na escola”, ministrado pelo professor e escritor Anderson Novello; pela palestra “Mário de Andrade: sou trezentos, sou trezentos e cinquenta”, proferida pela Prof. Silvana Santoro (FliSol); a palestra “Os problemas de convivência em tempos pós-modernos: da indisciplina à violência contra a escola”, proferida pela pesquisadora Talita Bueno Salati Lahr, membra do Grupo de Pesquisa GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – UNICAMP / UNESP, referência em estudos em convivência escolar; e a Roda de Conversa com autores do livro “A História comprovada – fatos reais e as dores da escravização araraquarense”.

Redação

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