Araraquara recebe, nesta segunda-feira (26), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para a assinatura da ordem de serviço que marca o início das obras do Centro de Treinamento do Futebol Feminino, o primeiro do Brasil dedicado exclusivamente à modalidade. O ato ocorre às 11h30, no Parque Ecológico do Pinheirinho, e é resultado de articulação conduzida pelo ex-prefeito Edinho.
A confirmação do início das obras reforça o anúncio feito por Edinho em suas redes sociais no dia 31 de dezembro de 2025, quando informou sobre a liberação dos projetos executivos e a autorização formal da Petrobras para o começo imediato da construção. O empreendimento é fruto de um convênio firmado ainda durante sua gestão, em dezembro de 2024, com investimento de R$ 34,5 milhões.
“Dia 31 de dezembro de 2025. Todos nós estamos nos preparando para a virada do ano. É um momento de agradecimentos, de orações e de pedidos para um 2026 ainda melhor, de paz, união e compreensão. E é nesse clima que venho trazer uma ótima notícia para o povo de Araraquara. Hoje, a Petrobras enviou um e-mail à Fundesport autorizando o início das obras do Centro de Treinamento do Futebol Feminino, o melhor CT voltado exclusivamente ao futebol feminino do Brasil e, certamente, um dos mais estruturados do mundo”, afirmou Edinho à época.
Segundo o ex-prefeito, embora o convênio tenha sido assinado em 23 de dezembro de 2024, com a presença da diretora executiva de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, ainda era necessária a aprovação de todos os projetos executivos. “Durante todo o ano de 2025, trabalhamos intensamente para que esses projetos fossem analisados e aprovados”, explicou.
Nesse processo, Edinho também recebeu em Araraquara o diretor da Petrobras Luís Fernando Nery, que participou de reunião na Prefeitura com o prefeito Luís Cláudio Lapena e equipe, em junho de 2025, para tratar do andamento do projeto.

Marco para a cidade
O Centro de Treinamento será implantado no Parque do Pinheirinho, em uma área de 138 mil metros quadrados, cedida pela Prefeitura à Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara). O complexo contará com cinco campos de futebol reformados, com irrigação eletrônica, incluindo um miniestádio iluminado, além de hotel para 82 atletas, academia, fisioterapia, centro médico, auditório, áreas administrativas, pedagógica, e espaços de convivência.
Voltado a atletas de 11 a 20 anos, o CT deverá atender cerca de 240 jogadoras das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. O projeto também prevê ações educativas permanentes nas áreas de saúde da mulher, diversidade, educação financeira, inteligência emocional e história do futebol feminino, além da criação de uma escolinha gratuita para a comunidade.
Para a Petrobras, o centro representa um marco histórico para o esporte nacional, reforçando o compromisso da empresa com a inclusão, a equidade de gênero e o desenvolvimento social por meio do esporte, em parceria com a Fundesport, entidade pública municipal vinculada à Prefeitura de Araraquara.



























