Programa do Governo Federal visa levar internet banda larga a locais que não contam com a conexão
O prefeito Edinho esteve em Brasília nessa segunda-feira (12) para assinar a adesão de Araraquara ao programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A cerimônia reuniu prefeitos de todo o País e foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
O programa tem objetivo de garantir conectividade a milhares de localidades que não têm acesso à internet banda larga. Em Araraquara, os assentamentos Monte Alegre e Bela Vista, o distrito de Bueno de Andrada e outros bairros que apresentam dificuldades de conexão serão beneficiados.
As conexões serão feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. Nesta primeira fase, a previsão é de que as antenas sejam recebidas pelos municípios em maio.
“A Educação e a Saúde ganham muito. É impossível que programas educacionais, hoje, não tenham acesso à internet, assim como não dá para ter postos de saúde que não sejam conectados. Isso é democratizar, por meio da comunicação, o acesso ao conhecimento e a maior agilidade nos diagnósticos”, afirma o prefeito Edinho.
Segundo o convênio, cabe à Prefeitura indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o termo de adesão, além de garantir a segurança da área onde serão instaladas as antenas e arcar com as despesas de energia elétrica dos equipamentos.
Já o ministério fica responsável por toda a infraestrutura necessária para viabilizar o acesso aos locais indicados pela Prefeitura, além da instalação dos equipamentos.
RecursosO evento também anunciou a liberação de R$ 2 bilhões em recursos para auxílio às Prefeituras. “Essa é uma grande vitória da mobilização dos prefeitos. Nosso município deve receber R$ 1,3 milhão, o que, dada a nossa situação de endividamento, é um recurso que muito nos ajuda na gestão das dificuldades”, afirma Edinho.
Estiveram no evento o presidente da República, Michel Temer (MDB), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entre outros ministros e governadores.